UOL EleiçõesUOL Eleições

25/10/2006 - 23h23

Na TV, Cabral e Frossard focam em segurança pública

Da Redação
No Rio de Janeiro
Os candidatos ao governo do Rio de Janeiro focaram sua atenção ao problema da falta de segurança no Estado, no horário eleitoral gratuito desta quinta-feira (25/10). Sérgio Cabral (PMDB) teve mais tempo, devido a um direito de resposta no espaço de Denise Frossard (PPS).

O direito de resposta abriu o horário eleitoral. O programa de Cabral afirmou que a campanha de Frossard tem espalhado "inverdades", enquanto o peemedebista faz campanha "não para ofender ou caluniar adversários".

O programa de Denise Frossard manteve o tom de toda a campanha no segundo turno, criticando Cabral e o ligando ao ex-governador Anthony Garotinho e a atual governadora Rosinha Garotinho, ambos do PMDB.

Segundo a deputada, faltou a todos competência para combater o crime no Estado. "O grupo que está aí no governo e quer continuar não sabe como enfrentar o problema", disse. "Eu venho para mudar", continuou.

A atuação de Denise Frossard como juíza, quando determinou a prisão de vários bicheiros no Rio de Janeiro, foi novamente destacada, antes de alguns políticos destinarem mensagens de apoio à candidata do PPS.

"É um estilo novo de fazer política que o Rio de Janeiro tanto precisa", afirmou Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à Presidência da República. O deputado Rodrigo Maia (PFL) e o candidato a senador derrotado Alfredo Sirkis (PV) também deixaram suas mensagens.

Presidente

Lula apareceu logo no início do programa de Sérgio Cabral, em reunião com o peemedebista em Brasília. Falando sobre segurança, o presidente disse que o Rio de Janeiro estará melhor aparelhado para combater o crime devido à realização dos Jogos Pan-Americanos na cidade.

"O projeto é deixar isso para o Rio de Janeiro, para que seja um exemplo de segurança para o Brasil", afirmou o presidente. Segundo Sérgio Cabral, o governo federal irá investir R$ 400 milhões no combate o crime.

O candidato prometeu que sua equipe de segurança pública irá agir com inteligência, profissionalismo e integração. "Vamos combater firmemente os crimes de rua, para que as pessoas possam andar pelo Rio sem medo", afirmou.

Além disso, Cabral também prometeu uma melhor atuação nas fronteiras do Estado, para evitar o tráfico e a entrada de armas e drogas no Rio de Janeiro.