UOL EleiçõesUOL Eleições

12/09/2006 - 15h31

Leia a íntegra do bate-papo com Eduardo Paes, candidato do PSDB no Rio

Da Redação
Em São Paulo
O candidato do PSDB a governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participou nesta terça-feira (12/9) de bate-papo com internautas do UOL. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes
digitaram suas perguntas e respostas.

(01:02:21) Eduardo Paes: Boa Tarde! Estou 'a disposição.

(01:03:20) Moderador/UOL: Candidato, seja muito bem-vindo! O sr. ingressou na política bastante moço, no início dos anos 90, na companhia de Cesar Maia. O sr. poderia apresentar aos internautas a sua trajetória, desde então?

(01:04:26) Eduardo Paes: Comecei como SubPrefeito da Barra e Jacarepaguá. Em 96 fui eleito vereador, em 98 Deputado Federal, em 2001 assumi a Secretaria de Meio Ambiente do Município e em 2002 me reelegi Deputado Federal. Estou agora encerrando meu segundo mandato como Deputado.

(01:04:47) Bruno Lacerda: Gostaria primeiramente de parabenizar Eduardo Paes por sua atuação em defesa do Rio no Congresso Nacional e dizer que já estive entrando em contato com o Sr. E gostaria de agradecer a atenção, estou a frente de uma forte campanha com a juventude aqui em Barra Mansa e região e estaremos com certeza comemorando nossa vitória no dia 1º de outubro.

(01:05:21) Renata®: Qual a principal meta p/ segurança no RJ ?

(01:05:44) Eduardo Paes: Bruno, realmente o Rio tem sido minha prioridade ao longo desses anos. Quero poder governar esse Estado para voltemos a ter esperança no futuro, mudando a maneira de Governar e Fazer política nesse Estado.

(01:07:36) Eduardo Paes: Renata, a questão central da Segurança Pública no Rio é a sua partidarização/politização. É fundamental que a Segurança seja entendida como tarefa de Estado, que seja permanente e que ultrapasse os Governos. Vamos criar um mandato para o Secretário de Segurança, para garantir sua continuidade. Em meu Governo, Delegados de polícia e comandantes de batalhão não serão mais indicação política.

(01:07:46) fernando: o que vc acha do candito Geraldo Alckimim

(01:08:55) Eduardo Paes: Fernando, Geraldo é um político testado com absoluto sucesso. não tenho dúvida nenhuma de que é a melhor alternativa para o país. O Governo Lula fez muito mal ao Brasil e Geraldo é um contraponto perfeito a essa demagogia que toma conta hoje da política nacional.

(01:09:08) leo zn: Como vc ver a situacao da uerj hoje ? qual seus planos para educacao nao so de ensino medio mas como tb com o ensino superior

(01:10:49) Eduardo Paes: leo zn, primeiro precisamos garantir que o orçamento aprovado para a UERJ seja de fato executado, chega de contingenciamentos. Depois temos que dar autonomia financeira 'a universidade. É inaceitável que cada tostão para ser liberado tenha que ter a autorização direta da Governadora. Finalmente, devemos fazer um investimento pesado na recuperação da Estrutura física da Universidade.

(01:11:06) Bruno Lacerda: O senhor acha que a resocialização dos jovens com a educação integral através dos Brizolões poderiam nos ajudar a iniciar um trabalho a longo prazo, para acabarmos com esse recrutamento de jovens que o tráfico vem feito no Rio?

(01:13:06) Eduardo Paes: Bruno, minha prioridade para começar iniciar a educação em horário integral no Estado será justamente nas áreas dominadas pela violência. Quero disputar essa garotada com o tráfico de drogas. Isso só acontece se dermos a eles alternativas. Vamos focar em cultura e esportes, ensino integral, políticas de transferência de renda e ensino profissionalizante.

(01:13:16) vanessa: Se o senhor acha que o Geraldo é uma boa opção, porque não fala no nome dele nas carreatas que seus partidários fazem pela cidade?

(01:14:01) Eduardo Paes: Vanessa, falo o tempo todo e ele está todos os dias em minha propaganda eleitoral. Sei a tragédia do Governo LUla e tenho muito orgulho em poder estar ao lado de Geraldo nessas eleições.

(01:14:14) lucas: Como resolver o problema do saneamento no rio que vem desde da época de Dom Pedro I

(01:16:28) Eduardo Paes: A CEDAE é talvez o melhor exemplo de desleixo com a gestão do Estado. Na CPI dos Correios apuramos o enorme desvio feito por essa administração no fundo de pensão da empresa e hoje ela só serve aos objetivos dos seus "donos". Vamos manter a CEDAE pública e investir pesado na sua reestruturação. Quero fazer parecido com o que o Aécio e o Geraldo fizeram em São Paulo e Minas com a COPASA e a SABESP. Abrir capital, profissionalizar e despartidarizar fazendo parcerias com os municípios

(01:16:52) Moderador/UOL: Candidato, por que o sr. decidiu trocar o PFL pelo PSDB, nesta legislatura?

(01:17:29) Eduardo Paes: Depois de muitos anos com o Prefeito Cesar Maia entendi que era o momento de buscar outros caminhos na política. O PSDB

(01:17:54) Eduardo Paes: continuando... o PSDB sempre foi o partido que mais me atraiu e estou muito feliz em ter as companhias que tenho no partido.

(01:18:08) PEDRO-rj: quais os projetos de incentivo a cultura que o governo pretenderá desenvolver. entrará a briga da extinção das cotas para universidades publicas?

(01:20:45) Eduardo Paes: A cultura do Rio hoje vive basicamente da Lei de Incentivos do ICMS o que acaba por elitizá-la. Os recursos que saem do orçamento do Estado são destinados, quase em sua totalidade ao Teatro Municipal. Vamos investir em Cultura para a população mais humilde. há um outro aspecto que é entender a cultura como um grande "negócio" e o Rio tem todas as vocações para esse papel. Vamos transformar o Estado na Capital dos Grandes Eventos Culturais.Quanto as cotas, cabe ao Governador cumprir a Lei aprovada pela Assembléia.

(01:21:02) Antonio: VC não acha que precipitou em candidatar ao governo do Rio agora poderia continuar deputado, pois vc tem boa atuação no congresso, agora tb vc como pode explicar que o Eduardo Azeredo que começou o mensalão ele não é flor que se cheira.

(01:24:14) Eduardo Paes: Antonio, a política para mim foi uma opção. não sou filho nem parente de políticos. Entendo-a como um instrumento de transformação. não poderia ver meu Estado na situação que se encontra e com as alternativas que se apresentavam e simplesmente ficar na tranquilidade de uma reeleição. não foi para isso que entrei na vida pública. por isso sou candidato ao Governo do Rio. Para mudar essa forma mesquinha de se fazer política aqui.Quanto ao Azeredo, acho que ele errou e deve responder por seus atos. Só não acho que ele começou o mensalão. Ele usou recursos privados para campanha e não declarou. Repito, deve responder por esse crime. Mensalão não tem nada a ver com Caixa 2. é dinheiro público que foi parar nos cofres do Marcos Valério e foi distribuido para parlamentares votarem com o Governo.

(01:24:40) zeca: Com relação a saúde pública do RJ o que o sr acha da atual gestão e como superar a eterna crise dos nossos hospitais ?

(01:27:12) Eduardo Paes: Zeca, basicamente 3 pontos devem ser realçados na saúde:1. investir aquilo que a Constituição manda: hoje o Governo do Estado contabiliza restaurante popular e cheque cidadão como gastos na saúde. São quase 400 mi que deixam de ser aplicados2. Despatidarizar a Gestão: quem nomeia diretor de hospital são os Deputados amigos do poder. No meu governo serão os profissionais mais preparados.3. Integração das Redes Estadual, Federal e Municipal em consórcio. não dá mais para que as redes de saúde no Estado funcionem como se fossem coisas estanques.

(01:27:20) BIA: Como chama aquele rapaz que te ajudava aqui na Barra, quero votar nele mas não sei o nome.

(01:27:38) tikarlim: Ao saber que, só em minério de ferro, a Cia. Vale do Rio Doce tem uma espectativa de exploração para os próximos 250 anos, SÓ EM CARAjÁS, em mina a céu aberto, retirando cerca de 850.000 toneladas POR DIA, o Sr. acha que doá-la à iniciativa privada foi benéfico ao País?

(01:27:58) Eduardo Paes: Bia, o candidato a Deputado Estadual que trabalha comigo a muitos anos e que temos trabalhado juntos na Barra chama-se Pedro Paulo

(01:29:02) Eduardo Paes: Tikarlim, na época fui contra a privatização da Vale. Hoje tenho certeza de que foi um acerto para o Brasil. Imagina essa empresa nas mãos do Delúbio. Veja a quantidade de investimentos dela hoje e compare com ontem.

(01:29:25) PEDRO-rj: quanto a populaçao de rua que se espalha fortemente pela zona zul, qual o tratamento e solução encontrada para diminuição deste grande índice

(01:30:11) Eduardo Paes: Pedro, precisamos trabalhar auxiliando a Prefeitura do Rio nessa tarefa. Hoje como a Governadora e o Prefeito só sabem brigar, isso não acontece.

(01:30:30) jose roberto: Caro amigo Eduardo Paz, você esteve ótimo ontem no debate, posso dizer que foi o melhor de todos. A segurança s´vai ser resolvida com a educação, o que vc acha?

(01:31:21) Eduardo Paes: A educação não é solução para a violência, é solução para o Brasil. Segurança se faz com polícia eficaz misturada com ações sociais.

(01:31:48) Evelyn Torrence: Oi Eduardo, sou a Evelyn que fez varios campeonatos de Surf na Barra quando voce era sub prefeito. Atualmente tenho um projeto de auto sustentabilidade no rio com uma casa 100% ecologica, mas estou com dificuldades de licença da prefeitura. Voce tem algum projeto de apoio a ecologistas e bio arquitetura?

(01:33:01) Eduardo Paes: evelyn, quando fui secretário de Meio Ambiente tentamos fazer em parceria com o IAB um projeto para dar estímulos a construção de casas ecológicas. Acabou não andando muito. é um desejo que gostaria de realizar como Governador.

(01:33:32) Antonio: Eduardo tb acho que o povo do Rio de Janeiro é muito fraco para votar, porque seus governadores são os piores possivel.o que achas

(01:33:33) hns: sua participação na CPI dos correios foi muito positiva,porque a população do RJ não corresponde e reconhece seu trabalho

(01:34:13) Eduardo Paes: Antonio e hns, a mudança começa pelo nosso voto. Sigo firme trabalhando para mudar o jogo nessa eleição

(01:34:20) voto nulo: sou de campos dos goytacazes vou anular meu voto de caba a rabo

(01:34:30) Bruno Lacerda: Gostaria de Parabenizá-lo pelo trabalho realizado em prol da Zona Oeste, o senhor está de parabéns

(01:35:13) Eduardo Paes: voto nulo, pena que você pense assim, já que o eleitor menos informado vai votar e provalmente em alguém com um péssimo curriculo. não acho o voto nulo uma saída mas é um direito seu...

(01:35:23) Paulo: O que o senhor achou do não comparecimento do Sergio Cabral ao debate de ontem na tv record?.Será que a era Garotinho vai continuar por mais 4 anos como esse cidadão que fugiu de um debate limpo?

(01:35:47) Eduardo Paes: Bruno, a Zona Oeste deve ser a área de investimentos prioritários na cidade do Rio. Fiz assim como secretário e certamente farei como Governador.

(01:36:25) Eduardo Paes: Paulo, acho antidemocrático e ruim para o processo político a ausência dele. Mostra que tem medo de se apresentar e de ser questionado.

(01:36:41) Ark: Candidato, a agenda das eleições nacionais esquece pequenos estados, como o Acre, onde a política, com o PT de Jorge Viana, adquire feições totalitaristas. Políticos com projeção nacional, como o sr. poderiam nos dar uma mãozinha para que se desvelar o mal por trás da propaganda

(01:37:16) Eduardo Paes: Ark, sem dúvida isso acaba acontecendo. O que puder fazer....

(01:37:39) CIDIVAL: eduardo paes por que a maioria dos canditado do PSDB em todos os estado estão evitando o GERALDO

(01:37:40) vanessa: Só para deixar claro, eu também tenho certeza de que o Geraldo é a melhor e na verdade, a única, opção de voto nesta eleição

(01:38:13) Eduardo Paes: Cidival, é mais intriga constante da imprensa. As pessoas fazer campanha com algumas defecções...

(01:38:25) Eduardo Paes: Vanessa, de acordo!

(01:38:33) Celo: O Senhor teve uma atuação na CPI vista como vitrine para políticos, no entanto, não ganhará a eleição, talvez por que o PSDB esteja tão sujo quanto o PT. Porque o PSDB insiste em se mostrar diferente, se o PSDB também usou a compra de votos para obter a eleição e o caixa dois foi utilizado pelo Senador Azeredo com o uso de diinheiro público?

(01:39:22) Eduardo Paes: Celo, essa é sua opinião da qual não compartilho. O PT sempre atacou o PSDB e o que foi comprovado?

(01:39:34) andre: em comparado: O governo Lula foi melhor no contraponto a Economia, que o governo do" FHC"

(01:40:38) Eduardo Paes: André, acho que não. O Governo Lula tinha a obrigação de crescer ao receber um país arrumado e com um outro paradigma econômico. E o que fez?

(01:40:55) Joao: Sempre que posso, assisto aos debates na TV SENADO. Porque o sr. transmite tanto ódio em suas expressões?

(01:41:42) Eduardo Paes: João, é mais indignação do que ódio. É duro aturar a turma do PT fazendo cara de boba e dizendo que não sabia de nada.

(01:41:55) lpm: Voce acredita que uma favela urbanizada pode oferecer condicoes de habitacao semelhantes a de um bairro? Voce acha certo se investir em favelas, que sao construcoes que desrespeitam as leis ? ao se investir nelas nao estariamos incentinvando novas ocupacoes irregulares, uma vez que as pessoas saberiam que os politicos no futuro vao dar estrutura para eles? Nao estaria os governantes deixando de fazer um planejamento para a cidade e deixando esta tarefa para pessoas sem nehuma visao de urbanismo em troca de votos?

(01:43:56) Eduardo Paes: lpm, existem casos e casos. Acho que favelas existentes e aonde não há perspectivas de realocação, deve ser feita a sua urbanização. Isso deve see dar em paralelo a um controle efetivo e duro contra novas ocupações e o crescimento daquelas existentes.

(01:44:09) Tania: moro em Rio das Ostras enão tenho mais esperança em nada

(01:44:11) jimi: O Sr. Tem chance real de se eleger, frente aos políticos populistas que sempre se elegem no Rio?

(01:44:50) Eduardo Paes: Tania, não tem outra saída:busque se informar e votar em alguém que tenha um bom histórico

(01:45:19) Eduardo Paes: jimi, claro que sim. Depende daqueles que acreditam em nossa trabalho e não acho admissível que nos rendamos ao populismo.

(01:45:46) Octávio: Candidato. Entendo que um dos maiores problemas da Cidade do Rio de Janeiro é a favelização, que influencia negativamente a saúde e a segurança de seus moradores e da população em gera. Objetivamente, por favor responda se vai tomar alguma atitude para remover favelas, reflorestar as encostas e construir conjuntos residenciais para estas populações. Peço resposta objetiva. Obrigado.

(01:46:32) Eduardo Paes: octavio, comunidades em área de proteção ambiental e em área de risco devem ser removidas. fiz isso qdo. era subprefeito e não teria nenhum problema em fazer de novo

(01:46:52) alfredo: quantas escolas isoladas de engenharia o candidato Geraldo fechou em Sampa? Reflexão Sr. Paes

(01:47:09) Eduardo Paes: alfredo, confesso que não sei

(01:47:31) bombeiro: o sr tambem como a maioria do seu partito ja pensa nas eleições de 2010

(01:47:55) Eduardo Paes: bombeiro, agora penso nas eleições do Rio e na presidencial de 2006

(01:48:23) leo zn: sobre a questao do transporte puiblico o que o senhor acha do metro ate itaborai isso e viavel finaceiramente?

(01:48:56) Eduardo Paes: leo zn, em parceria com a iniciativa privada e com o Governo Federal é perfeitamente possível. é isso que vamos buscar fazer

(01:49:11) jose roberto: Você é o mais capaz de todos a governo do Rio, ontem todos vimos, Como seria sua atuação como governador tendo o prefeito Cesar Maia. Teria uma boa parceria com ele, ou será que por ter saido do PFL ele traria problemas para vc no governo?

(01:49:50) Eduardo Paes: jose roberto, sou um político jovem e faço política sem rancor. não teria a menor dificuldade de me relacionar bem com o Cesar maia

(01:50:17) Andrea: Sou moradora de Duque de Caxias e quais seus planos para a Baixada ?

(01:51:11) Eduardo Paes: Tenho a honra de estar nessa eleição ao lado do Zito que fez muito por caxias. Vamos investir em Saneamento, transportes, atração de empresas e ensino profissinalizante para nossos jovens

(01:51:33) Juca: Quais os planos do Governo para recuperar a credibilidade junto ao turista ?

(01:52:31) Eduardo Paes: juca, primeiro é fundamental trazer segurança nas áreas turísticas e depois investir em publicidade do Rio em outros Estados e no exterior

(01:53:26) Joao: O sr. teve toda uma midia nas CPIs. Porque nao refletio em votos, ,pelo menos nas pesquisas de intenção?

(01:53:29) Moderador/UOL: Complementando a pergunta do João: por que todo o barulho das CPIs não fez efeito contra a popularidade do presidente Lula, candidato?

(01:53:59) Eduardo Paes: joao, vote em mim que eu melhoro nas pesquisas. e peça votos

(01:54:15) Eduardo Paes: moderador, aí realmente é difícil de explicar

(01:54:25) CIDIVAL: QUAL SERIA O NOME IDEAL DO PARTIDO PRA 2010

(01:54:39) Eduardo Paes: Cidival, em 2010 decidimos....

(01:54:45) ocimar: eu li na internet que nos mês de junho e julho , o programa bolça família subiu 67% , isto não seria crime eleitoral

(01:55:26) Eduardo Paes: ocimar, é desrespeito com a população acima de tudo. Esses programas tem que ser permantes e não devem respeitar ciclos eleitorais

(01:55:41) Tania: o que pretende fazer aqui para Rio das Ostras, não temos hospitais

(01:56:40) Eduardo Paes: Rio das Ostras é hoje um Município que recebe muitos royalties do Petróleo e precisa gastá-los melhor. Quanto a saúde vamos usar sempre os municípios polo para hospitais de referência.

(01:57:00) RAQUELZINHA: Como o candidato vê a situação da candidatura do senhor Geraldo Alckmin à presidência??

(01:57:35) Eduardo Paes: Raquelzinha, o Geraldo tem muitas chances de chegar ao Segundo Turno e vencer as eleições. Vamos trabalhar para isso.

(01:57:44) nova iguaçu: candidato, o transito em nova iguaçu é um caos total, vc tem algum plano para colocar mais pessoas fiscalizando o transito e acima de tudo aplicando multas?

(01:57:35) Eduardo Paes: Nova iguaçu, no trânsito precisamos de educação e multa aplicada de maneira adequada, desde que não se transforme em um caça-níqueis

(01:57:44) sua fã: boa tarde como o Sr vê as declarações sobre o Senador Suassuna no intento de provar que não disse que:" todo parlamentar leva uma beirada nas emendas"......ele como o LULA tb declara que não sabia de nada. Como o Sr acha possivel que nada nunca é sabido pelos responsaveis diretos aos fatos??

(01:57:35) Eduardo Paes: Gostaria de agradecer a todos pela participação. Sou candidato para mudar o Rio e queria muito pedir o voto de cada um de vocês para essa transformação. Somos um Estado Rico e pujante e não dá mais para conviver com essa politicagem mesquinha que toma conta da adm. pública estadual a 8 anos. Obrigado.

(01:57:35) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Eduardo Paes e de todos os internautas. Até o próximo!