UOL EleiçõesUOL Eleições

11/09/2006 - 13h18

Leia a íntegra do bape-papo com Milton Temer

Candidato do PSOL ao governo do Rio de Janeiro, Milton Temer, falou sobre suas propostas. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(12:04:49) Moderador/UOL: Milton, boa tarde. Para começar este bate-papo, gostaria que o senhor fizesse uma breve apresentação de sua carreira política para os nossos internautas

(12:08:06) milton temer: Bem, eu tenho uma participação na vida política brasileira que remonta a muitros anos. Eu era guarada-matinha quando fui cassado pelo golpe militar, ao qual me opus ativamente. Depois, trabalhei como jornalista e fui exilado político. Reotornei ao Brasil e fui deputadso estadual e deputado federal. Sou fundador do PSOL.

(12:08:20) carola: candidato, o discuro de extrema esquerda não pode assustar os eleitores mais conservadores?

(12:09:37) milton temer: Eu acho que o recurso da transformação social incomoda os setores conservadores da sociedade, que são os que têm a perder com a distribuição de renda e a moralização da política.

(12:09:53) Roger: caso o senhor não vá ao segundo turno, quem deve apoiar?

(12:12:36) milton temer: O PSOL não faz política do toma lá dá cá. N[ós temos uma proposta de aprofundamento da democracia com uma perspectiva socialista, ou seja, de desenvolvimento da democracia nas esferas política e social. Por isso não podemos sair trocando apoios com qualquer um. Apoio só aqueles com os quais temos identidade política, unidade de objetivos. Para continuar como está, pode ser qualquer um.

(12:12:39) Moderador/UOL: Candidato, qual a sua avaliação da administração Garotinho no Rio de Janeiro? Quais os pontos positivos e negativos?

(12:16:37) milton temer: É difícil apontar pontos positivos na administração Rosinha-Garotinho. Do ponto de vista de nossas prioridades, que são saúde e educação, a nossa avaliação é muito negativa. O estado está muito mal administreado, com uma dívida ativa de 18 bilhões e uma dívida adminsitrativa de outros 18 bilhões. Quer dizer, não há dinheiro porque a dívida dos inadimplentes não é cobrada. E os inadimplentes são os grandes sonegadores que são inclusive fonte de corrupção.

(12:16:37) Diogo: Um grande problema do rio são as favelas, eles não pagam impostos, luz, e etc... Você propoe um programa de desfavelização ou urbanização para quem não paga impostos ???

(12:17:38) junior: milton, vc acha que o PSOL está cumprindo o papel de aglutinador da esquerda socialista? ou acha que as tendências de esquerda do PT ainda predominam?

(12:18:22) milton temer: A sua pergunta se inscreve na lógica da mercantilização da cidadania, lógica contra a qual nos colçocamos como aliás todos os democratas. Cidadania não se compra nem se vende. Um cidadão não tem mais direitos do que outro porque paga mais impostos.

(12:19:19) edilson: Candidato, quais seus projetos para a segurança pública?

(12:20:08) Moderador/UOL: Gostaria de completar a questão do Edílson e perguntar se o senhor é favorável ao uso das forças armadas com funções de polícia

(12:21:18) milton temer: Bem, há muita gente sincera no PT. A direção do PT se corrompeu, foi cooptada pelo capitalsimo, mas há muitos petistas sinceros. O PSOL é uma opção de esquerda, assim como o PSTU e o PCB. Ninguém tem o monopólio da verdade. O que não pode é se corromper.

(12:22:30) lula: o que o sr. acha do governo lula?

(12:23:01) milton temer: As Forças Armadas são um aparelho militar preparado para a guerra. A função de polícia de outro tipo. As Forças Armadas têm que defender a integridade do país. A polícia deve proteger o cidadão.

(12:24:43) Carolina: O senhor já disputou uma prévia, quando estava no PT, para ser candidato ao governo do RJ, mas teve sua candidatura aceita pela convenção. Como foi a escolha do seu nome como candidato do PSOL, também disputou prévia? É mais fácil ser candidato neste partido novo?

(12:25:45) milton temer: O governo Lula foi uma grande frustração por duas razões. A orimeira foi a sua política econômica, que pode ser simbolizada pela entega do Banco Central aos banqueiros. A segunda, é porque a bandeira da moralidade pública foi destruída pela prática corrupta que medrou netse governo e empolgou a cúpula petista.

(12:26:29) Uelbagor: Todos nos sabemos das dificulkdades que existem em relação a segurança publica no RJ, Como proceder o processo de desfavelemento no rio tenmdo em vista que muitas favelas sao as bases das organizaçoes crimonosos no rio?

(12:26:53) milton temer: No PSOL, a minha candidatura foi consensual, talvez porque não exita no partido o grau de discrepâncias políticas que atravessaram o PT.

(12:27:16) Ricardo: É verdadeiro os boatos sugeridos pela imprenssa escrita a despeito de uma possível saída do PSTU da frente de esquerda por não concordar com o conteúdo do programa na área econômica que foi de autoria do Vice-Presidente César Benjamim?

(12:29:59) milton temer: Há um equívoco na sua pergunta. A base do crime no país está nas altas finanças, que não pagam os impostos devidos. remetem fraudulentamente dinheiro para o exterior, enfim, cometem todo tipo de crimes de colarinho branco que dão o exemplo dos de cima para os de baixo er geram as condições de miséria do país.

(12:30:19) mikedoarraial: o senhor tem algum projeto para a regiao dos lagos

(12:30:23) milton temer: Não sei disso.

(12:30:37) lya: o que você pretende melhorar nos postos de saúde e hospitais do rio ?

(12:31:50) milton temer: Eu tenho um projeto para o Esatdo do Rio de Janeiro. Vamos implantar Conselhos Regionais Populares para definir prioridades em cada região e fazer o roçamento participativo com a sociedade civil.

(12:32:12) Cleópatra: O que o Senhor acha da estratégtia montada pelo Pt aqui no rio, Crivela&Vladimir?

(12:32:18) carola: quais as medidas que o senhor deve adotar, se eleito, para que haja melhor distribuição de renda e a moralização da política?

(12:33:23) leonardo: milton, vemos no Rio nessa eleição, a mistura escrachada entre politica e religiao q alguns candidatos estao misturando. O q vc tem a dizer sobre isso? O brasil nao é um estado laico?

(12:34:34) milton temer: A saúde é prioridade de qualquer governo de esquerda, assim como a educação. Isso é histórico (refiro-me à jsitória do mundo). Eu vou acabar com as terceirizações, melhorar os salários vergonhosos dos profissionais de saúde, acabar com o compadrismo e o fiologismo político na direção dos hospitais, enfrentar as máfias que fazem a corrupção na saúde, etc.

(12:36:49) milton temer: Leonardo. A separação entre Igreja e Estado é uma conquista republicana. O eleitor deve ter discernimento para se deixar manipular.

(12:37:22) Alberto.BE: VCS NAO TEM MEDO DE O PSOL FICA EXPOSTO COMO UM PARTIDO DE ESQUERDA RADICAL DEMAIS COMO O PSTU QUE NA VISAO DO ELEITOR NENHUM CANDIDATO PASSA CONFIANçA

(12:40:44) milton temer: Alberto: Eu só tenho medo de termedo de travar o bom combate, de ser cooptado pelos poderosos que fazem a desgraça desse país, de me deixar corromper. Eu não sou hipócrita e não faço como muitos candidatos que falam não o que pensam (talvez porque não pensem) mas o que o eleitor quer ouvir (segundo as pesquisas de opinião qualitativa). Como não tenho dinheiro para fazer essas pesquisas, nem me preocupo. Eu falo o que eu acho que devo falar, digo aquilo em que acredito. Chega de marketing!

(12:41:05) Eleitor: Educação o que vai mudar no seu governo? Haja vista que hoje a educação das escolas publicas está uma verdadeira meleca...

(12:44:10) milton temer: Eleitor: A primeira coisa é aplicar em educação os 30% do orçamento que a constituição estadual determina. Não há educação sem professor e a qualidade da educação está relacionada ao salário do professor. Vou valorizar o professor, restabelecer a autonomia de projeto político-pedagógico das unidades escolares, implantar o tempo integral, etc.

(12:44:26) felipe-vassouras: sr.milton, oq o sr pretende fazer com relaçao ao primeiro emprego para jovens?

(12:48:22) milton temer: Essa questão do primeiro emprego, que é uma questão decisiva na vida do jovem, tem sido objeto de sorte de demagogia eleitoral. Promete-se mundo e fundos e depois nada se realiza. O principal é investir na educação. O jovem bem preparado tem melhores condições no mercado de trabalho. Mas o desemprego tem que ser enfrentado com uma nova política econômica que reduza os juros e gere emprego e renda, não apenas para os jovens, ms para todos os trabalhadores. Heloísa Helena está propondo uma nova política econômica para isso.

(12:48:33) Arnaldo: O sr fala em orçamento participativo o PT implantou esse modelo em diversas cidade onde ele foi Governo onde o mas emblematico foi o de Porto Alegre e lá não houve melhora na relação entre O governo ea sociedade apesar de ter havido uma condinuidade de governo. No seu govermo o Orçamento será todo ele discutido ou apenas uma pequena parcela do investimento?

(12:51:38) Carolina: O senhor disse, em uma entrevista recente, que se for eleito governador, pretende resolver o problema da dívida do Estado com a União com uma moratória. Esta é a melhor solução? Não existe outra, como por exemplo uma renegociação da dívida?

(12:51:49) milton temer: Arnaldo: O orçamento participativo é decisivo para que haja participação e fiscalização popular na aplicação do dinheiro público. Queremos que o orçamento participativo se dê de forma ampla. Todo o orçamento deverá ser discutido e sua aplicação fiscalizada.

(12:55:14) milton temer: Carolina: O que eu disse é que vou privilegiar a dívida social e não a dívida financeira. Ninguém fala em termos de dívida social. Você sabe qual é o custo social da dívida financeira? Mede-se em vidas humanas, por exemplo. Entre uma dívida e outra, eu fico com a social e, se preciso, vou até a moratória da dívida financeira. Mas com Heloísa Helena, vamos renegociar a dívida.

(12:55:22) CValentini: Candidato, caso o senhor seja eleito, como garantir a governabilidade se a maioria da câmara se tornar oposição?

(12:56:13) voto nulo: o que o sr. acha da mobilização da população em votar nulo ?

(12:57:54) milton temer: Certamente não será pagamento mensalão para os deputados em troca de apoio. Nem será distribuindo hospitais públicos para serem saqueados por máfias, nem delegacias ou comnados de unidades políciais para garantir impunidades, nem deixando de cobrar impostos dos grandes sonegadores etc. Será com o apoio popular.

(01:00:31) milton temer: VOTO NULO: O voto nulo é legítimo, ainda mais nesse quadro de desmoralização da vida pública. Dos 46 deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro, vinte estão denunciados por diversos crimes de corrpção. Mas o voto nulo não cria uma alternativa. É um protesto que se esgota em si mesmo e acaba beneficiando os corruptos. Não vote nulo, vote nela.

(01:03:51) milton temer: Eu quero agardecer a todos que participaram dessa sabatina, agradecer a oportunida que o UOL abriu para mim, e pedir o voto do eleitor do Estado do Rio de Janeiro, para termos um governo que poderá cometer equívocos, mas será bem intecionada, sincero e honesto, apostando numa sociedade mais justa. Obrigado.

(01:04:11) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do candidato Milton Temer e de todos os internautas. Até o próximo!