UOL EleiçõesUOL Eleições

09/09/2006 - 17h15

Rio pode ter segundo turno; Denise empata com Crivella em 2º, aponta Ibope

Da Redação
No Rio de Janeiro
Apesar de sua vantagem na liderança nas intenções de votos não ter diminuído, Sérgio Cabral (PMDB) já não tem mais uma vida tão fácil. Segundo pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (08/09) pela TV Globo, o candidato não pode mais ser declarado vencedor no primeiro turno como acontecia na pesquisa anterior, de 30 de agosto. Denise Frossard (PPS) subiu e está tecnicamente empatada com Marcelo Crivella (PRB), no segundo lugar.

Com os mesmos 41% das intenções de voto, Cabral manteve vantagem de 24 pontos para Marcelo Crivella, que continuou em segundo lugar com 17%. Porém, o peemedebista perdeu espaço para o crescimento de outros adversários e, com a diminuição de votos brancos, nulos e de indecisos, passou de 55% dos votos válidos para 52%. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, o instituto não confirma mais a vitória do candidato do PMDB.

Denise Frossard segue crescendo e subiu um ponto, chegando aos 13% e se aproximando mais de Crivella. Assim como na pesquisa Datafolha os dois já estão tecnicamente empatados por causa da margem de erro de dois pontos.

Eduardo Paes (PSDB) manteve os 2% de intenções de voto, mas acabou perdendo o quarto lugar para Vladimir Palmeira (PT), que passou de 1% para 3%. Milton Temer (PSOL), Carlos Lupi (PDT) e Eliane Cunha (PRP) têm 1% cada. Alexandre Furtado (PSL), Luiz Novaes (PSDC) e Thelma Maria Bastos (PCO) não alcançaram 1% das intenções de voto.

Segundo turno
Se não tem como comemorar a vitória no primeiro turno ainda, Sérgio Cabral pode ficar tranqüilo com o segundo turno. Nas simulações feitas, o peemedebista derrota Crivella e Frossard pelo mesmo resultado: 51% a 22%.

Curiosamente, nas simulações de segundo turno aconteceu fenômeno contrário ao do primeiro turno e o número de indecisos aumentou. Na pesquisa anterior, Cabral aparecia com 52% e o candidato do PRB, com 23%. Os indecisos eram 8% e agora são 10% dos entrevistados.

Os indecisos na simulação contra Denise Frossard subiram de 9% para 11%. A distância entre ela e o peemedebista diminuiu, já que na pesquisa de 30 de agosto, o senador vencia por 55% a 19%.

A maior prova do crescimento da deputada federal é a simulação de segundo turno entre ela e Marcelo Crivella. Em 30 de agosto, o senador vencia por 37% a 30%. Agora sua vantagem caiu para apenas dois pontos e o candidato do PRB venceria por 34% a 32%.

O Ibope entrevistou 1806 eleitores de 43 municípios entre os dias 5 e 7 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), com o número 63460/2006.