UOL EleiçõesUOL Eleições

31/08/2006 - 15h25

Leia a íntegra do bate-papo com Alexandre Furtado, candidato do PSL no Rio

Da Redação
Em São Paulo
O candidato ao governo de Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Furtado (PSL), falou sobre seus projetos nesta quinta-feira (31/8) em Bate-papo do UOL. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(01:58:40) Moderador/UOL: Candidato, boa tarde. Peço que o sr. apresente a sua trajetória profissional aos internautas e nos conte dos motivos que fizeram o seu partido, o PSL, escolher o seu nome para candidato a governador do Rio.

(02:02:11) joya: oi meu nome é Joyce, tenho 12 anos

(02:05:34) laura: Boa tarde, candidato! Qual o principal foco do seu governo, caso seja eleito?

(02:05:39) Alexandre Furtado: Boa tarde a todos q participam desta sala.Tenho 46 anos sou contador e minha vida profissional se deu na administração de grandes empresas.Como empresário participo do Instituto Brasileiro de Estudo em Educação como Diretor Comercial.Como Consultor e contratado prestei serviços para Rede Record como Diretor administrativo no Rio de Janeiro e em Campos dos Goytacazes.Na Política tenho minhas ações voltadas para assistência social e o Instituto q participo tem ações em comunidades no Rio visando a socialização de pessoas ao meio da sociedade.Pelas práticas de ações sociais fui indicado ao Governo do Estado.Pela experiência administrativa acumulada nestes 26 anos de trabalho é q me jugo capaz de governar o estado RJ.

(02:07:18) Alexandre Furtado: Oi Joyce bem vinda ao nosso bate papo.

(02:08:56) carola: Boa tarde, candidato. Essa semana acompanhei os bate-papos com os outros candidatos ao governo do RJ, e sempre pergunto sobre a questão da segurança pública no Estado. Gostaria se saber as suas propostas e se o senhor é a favor do uso das Forças Armadas.

(02:13:12) Alexandre Furtado: Boa tarde Laura - A principal meta é o desenvolvimento econômico de nosso estado. Para isto estarei buscando o entendimento com as Prefeituras p/estabelecer metas de desenvolvimento.Proporcionar emprego educação e saúde não deve ser proposta, mas sim uma obrigação de todo o governante, é para isto que o estado existe.Certamente com a educação, o emprego e a saúde em alta, ou melhor com todo o apoio necessário do estado, estaremos diminuindo a criminalidade e assim proporcionado segurança.Certamente este é um meio que temos que ser rápidos nas respostas, todavia, caso vc queira podemos depois lhe enviar descrição de nossas metas pormenorizadas.

(02:13:40) Bubits: você acredita que vai ao segundo turno?

(02:18:19) Alexandre Furtado: Falar de segurança, q é um tema aberto, nos leva a pensar de várias formas. Uma delas é o apoio das forças armadas aos governos locais. Contudo, penso que o caminho é buscar o fortalecimento das instituições no nosso estado, como aparelhamento, treinamento e até mesmo apoio aos familiares para que possamos ter pessoas comprometidas e sem medo.Assim, julgo q antes mesmo de pensar no auxilio das forças armadas temos q pensar em arrumar a casa.

(02:18:37) luquinhas: Olá tudo bem? gostaria de saber quais são suas propostas sobre a educação?

(02:20:47) Alexandre Furtado: Boa tarde Bubits -Porque não? por isso sou candidato. Creio q todos estão cheios dos políticos q ai estão. É necessário renovar. Assim, creio num segundo turno com novos candidatos.

(02:21:10) Thiago: Como o Sr avalia o Governo de Rosinha Matheus?

(02:22:45) Rapaz ITALVA: Boa Tarde

(02:27:02) Alexandre Furtado: Luquinhas - boa tarde -A educação é a base de um futuro, é necessário q o estado invista não só no treinamento dos professores, qualificando-os cada vez melhor. Mas também:Pensar que novas políticas q garantam mais salas de aulas com qualidade. Assim, estamos falando de parcerias c/a iniciativa privada visando preencher as vagas ociosas nas escolas particulares.Quanto aos salários implantaremos o salário produtividade, visando um maior engajamento dos professores no ensino público.

(02:27:28) RICARDO ROSAS: Boa tarde Candidato, me chamo Ricardo Rosas, moro no botafogo, referente a onda de violência em nossa cidade, o Senhor tem alguma proposta que venha a por um basta em toda marginalidade ou tentar pelo menos diminuir e fazer com que a cidade se torne segura

(02:29:01) Alexandre Furtado: Thiago - Boa tarde - sem comentários, se vc esta satisfeito com o q aí está não o condeno. Mas eu não estou. Por isso me lançaram a candidato ao governo do estado, para mudar.

(02:29:25) Rapaz ITALVA: Quais suas metas para o norte fluminense? Italva, por exemplo?

(02:29:29) Alexandre Furtado: Italva é um prazer tê-la nesta sala.

(02:34:28) Alexandre Furtado: Boa tarde Ricardo - Certamente que sim, tais metas passam não só pela educação, assistência aos carentes, saúde, habitação e por fim o EMPREGO. Todavia, este é um programa q estarei divulgando ou mesmo te enviando.Contudo, numa ação mais incisiva tenho q ações diretas de repressão são necessárias, assim, estarei buscando como já afirmei o fortalecimento das instituições policiais p/repressão.

(02:34:57) rodrigo.: oque vc acha sobre o nepotismo?

(02:38:54) Alexandre Furtado: Boa Tarde rapaz de Italva - É meta em nosso governo a aproximação com as prefeituras em nosso estado e uma das primeiras metas é sentar com os prefeitos p/estabelecer meios de investimentos locais. Tenho que os IDHs no norte fluminense são os mais baixos. Com o governo participativo vou tornar nosso estado melhor de se viver.

(02:40:26) Moderador/UOL: Candidato, quando o sr. cita "governo participativo", o sr. se refere à experiência petista do Orçamento Participativo? Ou é diferente?

(02:45:02) Alexandre Furtado: Rodrigo - Boa Tarde - O nepotismo certamente é um problema quando se verifica a falta de competência das pessoas, tornar-se pior ainda, quando se verifica que não existe o mínimo de razoabilidade das pessoas q detém o poder p/nomear. Assim, não sou a favor desta prática enquanto realizadas desta forma. Contudo, havendo comprovação de q pessoas são capazes e, a responsabilidade p/com o público, porque ser contra. Uma vez que o serviço a ser proporcionalizado é eficiente.

(02:45:33) seu nome: Com a sua experi~encia de contador, o que nos poderá dizer sobre os impostos do RJ?

(02:50:15) Alexandre Furtado: Sem Nome - Tudo bem - A carga tributária em nosso estado é uma das maiores no país. Tenho q esta prática freia o crescimento de investimentos no estado. Assim, tenho como propostas o seguinte: 1 - Implantação do Simples no estado, visando trazer à legalidade as empresas informais; 2 - Rever os percentuais de ICMS em vários momentos, um deles é sobre a energia. Rever a carga tributária é ponto principal de nossa proposta. Pois, é por ai q vamos crescer e proporcionar melhores condições de vida em nosso estado.

(02:51:18) Fisioterapeuta: candidato boa tarde, sei que em época de candidadtura muitas promessas são feitas "qual sua meta de governo pra saude publica

(02:52:38) duncan: obrigado pelas respstas e tenha uma boa tarde!

(02:56:04) Alexandre Furtado: Moderador - Certamente quando falamos em participação as pessoas tendem a ligar logo ao PT. Todavia, tenho que não. O Governo participativo enseja transparência, enseja direcionamento de investimentos, enseja um diálogo aberto e franco com a população e, a meu ver não é isto que os governos tem apresentado.Na realidade o q se tem como participativo não é uma forma de governar com coalisão visando o bem estar da nação. Os candidatos e partidos pensam participação como uma forma de se perpetuar no poder. O que não é minha proposta.

(02:57:17) Juca: Quais são suas metas de desenvolvimento turistico no rio??e o que precisa melhorar para atrairmos mais turistas?

(03:00:51) Alexandre Furtado: Boa Tarde - fisioterapeuta - A saúde em nosso estado está sucateada, é necessário antes de qualquer medida, uma aproximação com a união, visando aumentar os repasses ao estado. Falar em investimentos na saúde é chover no molhado, pois, sabemos q os hospitais necessitam não só de melhorias continuas nas instalações, como também no seu aparelhamento, sem se falar em políticas salariais que fixem os profissionais num só emprego. São metas que iremos perseguir.

(03:08:25) Alexandre Furtado: Hoje o Rio é refém do Petróleo, é necessário rever políticas publicas q visem não só cobrança de menos impostos, inclusive no pólo turístico, visando implantação de mais pequenas empresas, como tb a segurança. É necessário um choque de gestão na administração do estado. É necessário q o próximo governo pensem em POLÍTICAS DE ESTADO e não POLÍTICAS DE GOVERNO, visando se perpetuar no poder.Como administrador e contador tenho conhecimento administrativo acumulado ao longo de minha vida q com certeza poderei ajudar nosso estado. PEÇO Q VCS. nos ajude a multiplicar estas idéias p/q eu possa estar no segundo turno, e assim, mudar nosso estado para melhor.Obrigado a todos tenham uma boa tarde.

(03:08:44) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do candidato Alexandre Furtado, do PSL, e todos os internautas. Até o próximo!