UOL EleiçõesUOL Eleições

30/08/2006 - 21h51

Cabral amplia liderança no Rio, aponta Ibope

Da Redação
No Rio de Janeiro
O candidato Sérgio Cabral (PMDB) ampliou sua vantagem na disputa pelo governo do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (30/8), o RJTV, da Rede Globo, divulgou nova pesquisa realizada pelo Instituto Ibope.

Cabral tinha 36% das intenções de voto no início do mês, mas na nova pesquisa apareceu com 41%, subindo cinco pontos percentuais. Seu adversário mais próximo continua sendo Marcelo Crivella (PRB).

No entanto, o senador perdeu dois pontos e caiu de 19% para 17%. Com isso, a diferença do primeiro lugar, Cabral, para o segundo, Crivella, subiu de 17 pontos para 24. O candidato do PRB tem ainda outro motivo para se preocupar.

Em busca de um lugar no segundo turno, Crivella tem agora Denise Frossard (PPS) mais próxima. A juíza subiu na pesquisa. No início do mês, tinha 8% das intenções de voto, passando agora para 12%. Eduardo Paes (PSDB) segue com 2%.

Votos brancos e nulos caíram de 14% para 12%, mesmo número de eleitores ainda indecisos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos.

Segundo turno
Num eventual segundo turno, Sérgio Cabral também continua com larga vantagem para seus concorrentes mais próximos. Num confronto com Marcelo Crivella, o peemedebista venceria por 52% a 23% das intenções de voto. A vantagem é ainda maior num confronto contra Denise Frossard: 55% a 19%.

A pesquisa ouviu 1.806 eleitores em 43 municípios do Estado, entre 27 e 29 de agosto, e está registrada no TRE-RJ com o número 60919/2006.