UOL EleiçõesUOL Eleições

28/08/2006 - 15h07

Leia a íntegra do bate-papo com Carlos Lupi

Candidato ao governo de Estado do Rio de Janeiro, Carlos Lupi (PDT), falou sobre suas propostas eleitorais. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes
digitaram suas perguntas e respostas.

(02:11:43) Carlos Lupi: Boa tarde a todos que nos dão a honra da sua audiência, agradeço a oportunidade.

(02:12:08) sansao: Por que o senador Roberto Saturnino não honrou com o Senhor Carlos Lupi em dividir o mandato de senador?

(02:12:09) JEFFERSON-PSDB: O SENHOR PRETENDE USAR AS FORÇAS ARMADAS NO RIO???

(02:12:15) Bubits: Caro Lupi, o que restou do bom e velho brizolismo no nosso Rio de Janeiro

(02:16:35) Carlos Lupi: Sobre a minha carreira política, tenho 49 anos, estou no PDT há 26 anos, eu tinha uma banca de jornal e tive a oportunidde de conhecer o Leonel Brizola quando ele me pediu um jornal "Zero Hora". E me pediu para levar o jornal para onde ele estava hospedado, eu levei e ele me pediu para subir. Eu disse que ele me fez ligar em sua história pelo seu passado político. Eu tomei um chimarrão com ele e foi uma amizade que durou 26 anos. Dentro do PDT ocupei diversas posições, de vice-presidente de Brizola até aqui. Tudo para mim foi muito difícil, com muita luta. Substituí-lo já foi uma grande realização. Estou aqui representando um partido limpo que não abre mão de suas idéias, que vem de Vargas e Brizola. Política tem que falar aquilo que você acredita. Estamos vivendo uma época de mediocridade. Muita gente troca de camisa na política, eu tenho um ato só. Mesmo após da morte de Leonel Brizola as idéias não terminam.

(02:17:01) carola: Olá candidato, quais são suas propostas para combater a violência no Rio de Janeiro? O senhor é a favor do uso das forças armadas?

(02:17:03) sammota: Quais medidas serão tomadas em favor da segurança?

(02:18:00) Carlos Lupi: Bubits, restou um sonho de um país com educação com tempo integral para as crianças. Restou um projeto de se construir um país mais digno. O PDT está crescendo, pensaram que com a morte de Brizola acabaria o partido. O Brizolismo é um sentimento de pátria livre, educação generosa.

(02:20:52) Carlos Lupi: Sansão, o Saturnino perdeu a eleição para vereador. Fizemos a eleição. Nestas eleições acabei entrando como primeiro suplente. Na Combinação do Saturnimo com o Brizola. O Saturnimo me indicou. Brizola fez uma carta de próprio punho. Eu continuo no mesmo partido, me honro e orgulho e quanto ao Saturnino, o PT sequer lhe deu vaga ao Senado.

(02:25:50) Carlos Lupi: Sobre as pesquisas, aspiro a chegar ao segundo turno, porque eleição não é corrida de cavalo, não é algo que se decida com tanta antecedência. No Rio temos Sérgio Cabral, que foi candidato com 4 milhões de votos. Ele tá empacado, caindo nas pesquisas, porque a população começa a ver quem ele é. Eu quero mudança, que ele diga que é afiliado de Garotinho e Rosinha. Eu acho que a eleição está começando a esquentar. O PDT tem uma marca de compromisso, de seriedade. A população começa a ter consciência do valor de Brizola, que vai começar a ver quem é quem. Eu já fui deputado federal com nota dez. Eu acho que é agora que vai começar a discussão, eles não querem debater. É muito mensalão, sanguessuga, colocando todos nós iguais. Mas agora vamos ver quem é quem. O PDT vai crescer porque ele tem causa para mudar com garra, para lutar na política. Hoje morrem pessoas nas comunidades, então a política da matança não dá certo. Eu quero a polícia inteligente. Eu quero mudar a política da segurança pública, que o Cabral não pode.

(02:27:50) Diego Cabo Frio: Lupi... qual as suas propostas pra regiao dos lagos?

(02:27:59) Jornal-interior: De quem é a culpa pelo caos da segurança que a mídia mostra na ciadde do Rio

(02:29:44) Carlos Lupi: Uma proposta concreta, o que acredito é que polícia minha não entra em comunidade matando, atirando. Eu sou de classe média baixa. Por que nas comunidades carentes entram atirando? O grande problema do Rio de Janeiro é o tráfico e o consumo de drogas. Quero cercar o tráfico de drogas. Temos que agir com inteligência, colocar a polícia de fronteira. Quero a polícia do Rio de Janeiro sendo sinônimo do Corpo de Bombeiros que são considerados salva-vidas. Quero que a polícia passe a defender a vida do cidadão. É muito fácil colocar um trouxinha de maconha num garoto de 16 anos no gueto dizendo que é traficante. O Estado tem que estar presente na vida do cidadão, fazendo a integração da polícia com a comunidade. A polícia é sócia, é duro falar isso. Eu discordo da política de bandido bom é bandido morto. Quando a polícia está gerando medo, a política pública está errada. Eu quero a bandidagem cercada naquele que financia a ação dela.

(02:32:12) Carlos Lupi: Temos que acabar com essa hipocrisia de consumir drogas, temos que trabalhar nas religiões, com comitês de ensino à população, um curso de efeitos das drogas para o povo entender. Por que a escola pública não ensina? Temos que trabalhar nas duas frentes, não é só na favela não. No RJ apartamento servem drogas em bandejas de prata. Temos que discutir com profundade. Entende que é o que gera a corrupção. Educando as nossas crianças, nossos jovens, falando do efeito da droga para que não consumam.

(02:35:48) Pedro Marcello: O PDT na sua visão, vencerá a cláusula de barreiras?

(02:36:06) Carlos Lupi: Jeferson, eu quero, no papel constituicional previsto que ela tem que agir. Primeiro, tanto verba de Lula para o rancho. A droga não se fabrica no Brasil, quero a Marinha tomando conta da Baía de Guanaraba e a Aeronáutica tomando conta dos aeroportos. A inteligência usada para o bem. Por que a polícia não pode cruzar o IR com o enriquecimento ostensivo de alguns indivíduos? Droga hoje é sinônimo de corrupção. A educação na base. A polícia com inteligencia integrada nos municípios e no Estado. O dinheiro que vem da União hoje é carimbado. Se os policiais têm que ter outro emprego, quero dinheiro do governo federal para dobrar seus salários. Eu vou ao governo deferal na primeira semana exigir recursos para dobrar o salário da polícia.

(02:37:35) THIAGO: BOA TARDE! SE ELEITO O QUE O SENHOR FARIA PARA MELHORAR O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE ITABORAI E SÃO GONÇALO

(02:37:43) Carlos Lupi: Diego, é a das mais lindas do planeta, até Cabo Frio não são exploradas. Todos os serviços que giram em torno do turismo geram mais empregos. Integrando o Estado, municípios e a União para trabalhar o turismo naquela região.

(02:39:29) Carlos Lupi: Sobre Itaboraí, tem uma refinaria muito bem colocada, uma região com mais de 1,5 milhão de habitantes, tem que colocar escolas técnicas com apoio da Petrobrás. Melhorar o transporte, ativar o eixo rodoviário, trem, VLT. Reforçar os problemas das habitações, escolas técnicas especializadas para a área técnica de petroquímica.

(02:39:32) dutra: o PDT, sempre teve otimos nomes para concorrer, mas o bom senso tem que prevalecer. porque em vez de aventurar numa candidatura sem chances de ganhar, nao fazer alianças?

(02:40:04) dr marcelo: quais medidas o sr tem para área da cultura

(02:40:23) Allan Rodrigues: cite 3 propostas de governo na educação, saúde ou segurança

(02:42:15) Carlos Lupi: Dutra, porque não queremos macular nossa história. Era fácil ser vice do Sérgio Cabral. Preferimos a nossa identidade. O Brizola tinha 3% e ganhou a eleição. Deixa o tempo passar, a pesquisa quer te levar para ganhar o seu voto. Eu quero que amanhã, para quem está na frente, que venham dizer com quem andam. Examinem a minha vida onde quizerem, secretário de Transporte, de Governo, presidente do PDT.

(02:43:33) Carlos Lupi: A pesquisa mede popularidade, quero que o povo a exerça a liberdade. O voto lá da Rocinha vale tanto quanto o do dr. Ermírio de Moraes. Se eu falar no coração do meu povo ele vai saber que tenho coerência. O RJ precisa de gente com coragem e passado limpo.

(02:45:02) Carlos Lupi: Marcelo, é a base cultural história do Brasil, todos os movimentos culturais sempre tiveram alguém do Rio, temos que valorizar quem vai ao teatro. Temos eventos de rua de Copacabana, por que os eventos vão para a Zona Sul? Eu quero a cultura cada vez mais integrada com o profissional local, no Rio tem rodeio, arte popular, capoeira, funk, é eclético. Eu vou trabalhar neste sentido.

(02:45:45) jose carlos: Unificação das polícias estaduais, o que acha?

(02:45:59) Henrique: O q vc acha da questão do imposto unico???

(02:46:42) Carlos Lupi: Allan, primeiro a minha proposta de governo está associada, vamos retormar o projeto do Darcy Ribeiro. Eu sei o valor que tem isso para muita gente humildade, ele vai voltar a funcionar com tempo legal. Dentro dos Cieps nos fins de semana, em cada um colocar um médico fazendo a saúde da comunidade, um multirão da saúde preventiva.

(02:49:10) Carlos Lupi: As comunides carentes não tem nada, até chegar já morreu. quero fazer umpregão público e fisclaizado. Descentralização e postos de saúde. Quero fazer da saúde uma prioridade integrada com a educação. Um cartãozinho com um histórico da saúde da pessoa. Integrar com a União, municípios e o Estado. Quero usar a inteligencia, barateando o custo. economizando 20% e estes investir em pessoal, aumetnar o salário.

(02:51:25) Carlos Lupi: A receitas sairão deixando de roubar. Eu não vou dar mensalão, não vou enganar ninguém. A UOL está convidada a ter acesso integral a tudo que se gastará diariamente. Há 8 anos estão as mesmas empresas, quero trocá-las. Cortar pessoal terceirizado, para não haver mais cabos eleitorais. A grande quantidade dos terceirizados são empregados do esquema da família Garotinho e agora Serginho.

(02:51:54) Henrique: Caso a carga tributaria do país diminuisse a arrecadação podiria aumentar, tendo em vista q o povo teria condiçoes d pagar seus impostos... Vamos diminuir nossa carga tributaria!!!

(02:52:23) Carlos Lupi: O Garotinho é o partido do momento, começou a usar a religião para enganar a população. Quando começou a usar rádio e televisão não teve futuro conosco.

(02:53:37) Adalberto: Gostaria de saber se o senhor pretende investir na UERJ, pois o que acontece hj é o completo descaso e abandono por parte do atual governo estadual !

(02:54:24) Carlos Lupi: Henrique, isso é uma idéia mais nacional, temos que avaliar com amis profundidade. acho que o ciddão tem imposto demais. Vou criar uma Caixa Econômica Federal, de fomento, só para arranjar recursos para o micro, pequeno e médio empresário. E temos que incluir na sociedade os que estãoi a margem, os camelô e ambulantes, para gerar mais renda. A cada emprego gera mais recursos para o Estado, agindo com inteligência. O RJ tem 70% de sua receita das grandes empresas. Isenção para quem gera emprego.

(02:55:23) Luiz: Quais seus projetos para o Turismo, um setor muito importante para o RJ?

(02:55:46) Carlos Lupi: Adalberto, Eu estava no debate, e nós vamos trablahar para que a Uerj respeite o que está na lei, 6% de recursos do ICMS.

(02:56:22) Evanduartes_jornal: o mandato de sergio cabral pode ser uma continuidade do casal garotinho na politica fluminense?

(02:56:28) Michel Lanes: O que você acha dessas tercerizações no serviço público no Estaddo do RJ, onde pessoas foram aprovadas em concursosm porém não foram convocados e nos seus lugarem existem terceirizados ocupundo suas funções.

(02:58:09) Carlos Lupi: Pedro, com segurança e tranquilidade, porque temos ousadia. Não queremos poder pelo poder, queremos poder para mudar, para colocar as nossas idéias, projetos. Lançamos um candidato a Presidência,Cristóvan Buarque, que é o candidato para representar para o Brasil o nosso compromisso com a educação. Essa candidatura com 12 candidatos em cada Estado, mais de 15 candidatos ao Senado. Não temos ninguém no escândalo das sanguessugas.

(02:59:26) Carlos Lupi: Evanduartes, é e acrescento, 'o que está fazendo o PDT, o PL contigo, Cabral?' Quando a população acordar, ele vai começar a cair.

(03:00:26) Fabricio Campos: E as obras em andamento da Gorvenadora aqui na cidade de campos, vc vai concluir essas obras de outro governo.

(03:00:55) Carlos Lupi: Na hipótese do segundo turno, eu que perdi o pai novo que era jornaleiro, estou aqui na portal do UOL falando para o mundo, já sou vitorioso e por que não posso ousar mais? Eu tenho amor ao meu Estado, eu nasci em Campinas e me apaixonei pelo Rio. E me dá desgosto de ver como ele está mal-tratado. Eu posso vencer essa eleição se tiver chance de falar ao povo, sendo sincero de coração.

(03:01:34) Cinéfilo!!!/PR: As novas regras para campanha eleitoral atrapalharam muito os candidatos? Proibição de Outdoors, showmicios e etc?

(03:02:25) Carlos Lupi: Sobre quantos votos, de 1 a 5 milhões tudo é possível. Depende de uma série de fatores que não estão ao meu alcance. Tem gente que é candidato e fala com Deus, eu acredito numa sociedade mais justa, mais fraterna. Eu acredito em minha candidatura, no meu partido e que podemos ser vitoriosos. Eu vou onde me chamam, como peregrino para ver se consigo gravar uma mensagem que a verdade sempre vence.

(03:03:16) Carlos Lupi: Fabricio, com certeza, não paro nada, jamais serei irresponsável com o dinheiro público. Eu estou sempre em Campos, o PDT ganhou 3 vezes do Garotinho lá. E vamos ganhar de novo. Toda obra iniciada eu terminarei.

(03:03:36) fred-rj: lupi, oque o amigo pretende fazer para que o interior seja realmente o espelho do progresso de todo o nosso estado? o senhor tem projetos para o norte fluminense?

(03:03:59) Carlos Lupi: Cinéfilo, a mim não atrapalha nada. Não ser convidado para a televião sim. Mas não faz mal, vocês vão se surpreender com o resultado desta eleição.

(03:04:07) Eu msm: Voce ira continuar com o restaurante a 1 real. Se sim o que voce ira fazer de novo?

(03:05:31) Carlos Lupi: Fred, O norte já tem uma base fundamental que é a energia, o norte e as regiões adjacentes há muito sustentam a energia do Brasil. Temos que ter opção para tecnologia de cana, biomassa, bioenergia. Aproveitar o dinheiro da Petrobrás e incentivar estas energias que estão crescendo. As cidades não estão bem administradas hoje. Vamos fotalecer a energia alternativa e o homem do campo.

(03:05:41) Carlos Lupi: Eumsm, sim.

(03:06:15) Carlos Lupi: Sou neto de italiano, e quero pediu o voto. Votem com consciência em quem lhe diga com coração a verdade.

(03:06:19) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do candidato Carlos Lupi e de todos os internautas. Até o próximo!