UOL EleiçõesUOL Eleições

28/08/2006 - 14h00

Leia a íntegra do bate-papo com Luiz Novaes

Candidato ao governo de Estado do Rio de Janeiro, Luiz Novaes (PDSC), falou sobre suas propostas eleitorais. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas

(01:02:39) Luiz Carlos Novaes: Tudo bem, bom dia, boa tarde né

(01:04:49) Luiz Carlos Novaes: Iniciei a minha vida como aprendiz de mecânico, prosseguindo fui boy da Empresa Brasileira de Roupas. Prosseguindo mais a frente fui caminheiro, percorri este Brasil maravilhoso. Posteriormente iniciei a minha vida profissional num modesto comércio de fogos de artifício. Fui presidente da comissão de saúde, comissão de direitos humanos, fui presidente da empresa urbana, fui secretário de turismo e também presidente da Codene. Essas foram as minhas atividades além de ter sido vice-prefeito da Nova Iguaçu.

(01:05:30) Nilson: Senhor candidato, que na sua avaliação o credencia a ser governador do estado do Rio de Janeiro

(01:05:45) Cidival da bahia: luiz carlos, o senhor sendo de um partido pequeno, sabendo de verdade do resultado, o que leva um canditato segue em frente

(01:06:16) Luiz Carlos Novaes: Nilson, eu tenho dúvida do segundo turno do Estado do Rio de Janeiro.

(01:06:37) Luiz Carlos Novaes: Eu não sei se Denise, se Sérgio se Eduardo Paes.

(01:07:38) Luiz Carlos Novaes: Cidival, olha, meu querido bom baiano, vai aqui um abraço para a Bahia. O que me estimula exatamente é este 1%. O Brasil saiu favorito para a Copa do Mundo e não trouxe a tão sonhada vitória.

(01:08:50) Luiz Carlos Novaes: Nilson, sem dúvida alguma o Rio de Janeiro é uma cidade que tem os seus desencantos, mas existe um volume imenso de pessoas que desejam participar de uma administração séria. O PSDC não é tão pequeno quanto imagina.

(01:09:03) Miguel: O que fez para mudar Nova Iguaçu e quaos seus planmos para mudar o Rio de Janeiro

(01:10:19) Luiz Carlos Novaes: Miguel, por Nova Iguaçu aconteceram muitas coisas boas ao lado de Leonel Brizola, instalei Cieps, uma escola maravilhosa que tanto precisa desta estrutura física. Participei da luta para ser criada a Secretaria do Meio Ambiente, embora tenha se tornado cabide de emprego, prefeitos que não se elegem ficam apadrinhados. Muita coisa boa aconteceu para a população de Nova Iguaçu.

(01:12:49) Luiz Carlos Novaes: Eu logicamente saí do berço de um partido que tinha a sua grande desenvoltura na educação, carrego comigo esta idéia, e diversas vezes, indo a Cuba, percebi que não havia crianças na rua. Eu acho que o horário integral possibilita aos pais ter a sua renda a acrescenta a renda da família. Será que alguém perdeu, pegou a maquininha para somar o preço da ignorância. O Ciep abriga mil alunos. Os Cieps que pertencerem ao Estado do Rio de Janeiro, irão para o horário integral.

(01:13:36) Luiz Carlos Novaes: O que nós precisamos do RJ é fechar um ralo da corrupção, desperdício do dinheiro público.

(01:14:33) Luiz Carlos Novaes: Sobre a corrupção, eu não vejo boas merendas nas escolas então eu acho que está faltando rigor. Essa ação do governo é um ponto em potencial.

(01:17:06) Luiz Carlos Novaes: Na verdade, Brizola dizia 'o partido é uma grande universidade', dali saiu o Cesar Maia, Brizola, prof. Darcy Ribeiro, Miro Teixeira, Rosinha, Garotinho. O partido tem certos hábitos em comum, a educação é muito discutida dentro do partido. Eu estou com 66 anos, minha vida foi de luta, de sofrimento, de determinação, então acho que precisa retomar este caminho. É um contingente imenso, muitas vezes paralisado, que pode prestar um serviço à população. O exército nas ruas não é para dar tiro de canhão, é aquele serviço de inteligência. A Aeronáutica nos aeroportos. A Marinha nos portos.

(01:18:33) democracia: Quais são seus planos para conter o avanço do narcotráfico no Estado?

(01:18:37) Luiz Carlos Novaes: É isso que nós não queremos, eu perdi um filho jovem, Luiz Resende Novaes, que foi abordado numa estrada deserta e acabou sendo assassinado. Existe um grupo de policiais que se desviaram da sua conduta. Mas tem policiais que tem preparo, dedicação, acredito muito nisso.

(01:19:40) Luiz Carlos Novaes: Por que os carros de determinadas empresas rodam muito mais e estão mais bem conservados? Esse desleixo tem que ser corrigido. Eu levo bons exemplos de São Paulo. Governante tem que ter humildade. Qual o problema eu copiar o Poupa Tempo?

(01:19:56) SERJAO: O QUE VC ACHA DA SEGURANÇA ATUAL DO ESTADO ?

(01:20:19) Jorge: o que voce acha da administração do governo Lula e da politica economica apresentada pelo mesmo durante seu governo?

(01:21:47) Luiz Carlos Novaes: Democracia, nós temos que apoiar uma polícia inteligente, para combater com inteligência. O Exército pode prestar serviço nesta repressão. Eu visitei comunidades no Rio de Janeiro e nunca vi tantas armas. Fiquei espantando. Eu talvez tenha sido fraco de cair nesta vida. Às vezes é falta de oportunidade de conduzir as pessoas. O Sul do Estado do Rio de Janeiro, está próximo, divisa com São Paulo. Para ali migraram pessoas desta região, mas é uma região mais bem posta, mais energizada, mais propícia ao crescimento.

(01:23:33) democracia: Como o sr., integrante de um partido tão pequeno, pretende conseguir apoios na Assembléia para governar

(01:23:55) Luiz Carlos Novaes: Serjão, eu comentei aqui, percebo, que se eu chegar ao governo nenhum deputado federal ou estadual vai ter poder de indicar delegado, comandante de batalhão, comandante de hospital o chefe de diretoria de fazenda. Eu fui parlamentar por três mandatos e nunca indiquei nenhum destes. Este é um dos fatores que precisa ser respeitado. Limpar a polícia, tentar melhorar este quadro. Dar aos policiais condições dignas. O que a gente presencia no dia-a-dia é que existe um contingente esforçado que se dá por vencido a estas forças paralelas.

(01:26:07) Luiz Carlos Novaes: Jorge, eu votei no Lula por três vezes. O Lula atingiu uma camada da população que se sentiu muito confortável. O programa social que ele apresenta é de grande valia para as pessoas, o desejo de consumo ser melhorado. Ele acertou, pode ter errado em outras questões, mas parece que a população tem uma memória curta. As pessoas mais humildes padecem para conseguir um atendimento melhor. Ele tem chances de se reeleger, não sei, a política pode dar uma distorcida, a gente não sabe, eu vejo desta maneira.

(01:29:20) Luiz Carlos Novaes: Democracia, eu tenho visto partidos que desde que chegam ao poder formam logo uma base parlamentar, isso aconteceu com todos os partidos.O próprio PDT, tem um número de deputados e depois acrescentou estes deputados. Eu acho que deve existir a fidelidade partidária. a minha saída foi uma saída em busca de espaços. Na verdade é o seguinte, se eu mantenho oposição ao Marcelo Alencar eu não beneficiaria a população dali, muito pobre. Foi assim que eu via o meu mandato. Eu fui deputado por três mandatos, se eu não tenho uma mudança para acompanhar o Marcelo Alencar, ele me atendeu em Nova Iguaçu, em Duque de Caxias. Eu levaria estes comunidades sem ter aquelas melhorias. Eu voto para que o voto seja distrital e tenha a fidelidade partidária como em 1982.

(01:29:49) marrento: Qual seu projeto politico para o sul fluminense especialmente para cidade de Resende

(01:31:34) Luiz Carlos Novaes: Democracia, hoje temos uma reeleição mais igualitária, não tem que fazer camisetas, bonés, está nivelando. O que há uma distorção é que eu considero uma injustiça TSE, que o ministro ouça as minhas palavras. Hoje há uma desigualdade muito grande, que é causa de revolta. Não vou participar de um debate na Bandeirante, na Globo.

(01:31:51) 1peregrino: segundo sua opinião vc acha que tem como acabar com as favelas do rio de janeiro e oferecer uma vida mais decente a esta população???

(01:32:43) Luiz Carlos Novaes: Esta reeleição tem seguramente o grande sentido de participar do revigor político. Felizmente é um partido que tem nas suas raízes pessoas de bem, então estão participando de uma coisa muito boa que não sei na frente como vamos representar. Isso é um veículo de comunicação terrível que todos desejam.

(01:34:04) Luiz Carlos Novaes: Marrento, Resende é uma cidade que sempre me propiciou uma boa votação. Eu era andarilho e meus votinhos apareceram. Hoje me disponho a governar RJ por conhecer, eu vivo, eu ando. Resende por exemplo temos ali próximo em Porto Real a fábrica da Volkswagen que pode fornecer produtos.

(01:34:39) andy-rj: o que o Sr. acha do cheque -cidadão

(01:36:12) Luiz Carlos Novaes: Peregrino, eu acho que isso é impossível, hoje elas são uma realidade. Mas temos que adequa-las para a vida das pessoas, uma atividade normal com uma preocupação normal com os governantes. Não há como mudar esta realidade, mas queremos melhora-las e conviver com este problema que na verdade é a falta de habitação. Tenho preocupação para melhorar a vida destas pessoas humildes.

(01:36:58) democracia: Num eventual segundo turno no Rio entre Sergio Cabral e Marcelo Crivella, quem teria o seu apoio?

(01:36:59) Luiz Carlos Novaes: Andy, acho interessante, vai ajudar uma família, mas questiono como distribuí-lo, colocar na mão de quem, redimensionar isso e colocar em outra direção. Isto será um objeto de estudo.

(01:38:46) amazonense: Quais medidas o Sr. adotaria visando a segurança no Pan de 2007???

(01:40:37) Luiz Carlos Novaes: Democracia, quero me consultar com Jesus, me orientar, buscar uma orientação pois não tenho definição por nenhum deles. O que eu falei antes, não é possível o que escuto na rua não ser verdade. Se pesquisam 1200, será que é um norte seguro? Meu poder de fogo está na Baixada Fluminense. Nenhum dos deputados, senadores não deram nenhuma emenda de recursos para a Baixada Fluminense. Eu saio de casa e a vala aberta está ali, eu convivo com os problemas destas pessoas. Uma passagem de ônibus de Magé até RJ, 40 km, é 4,50. Eu não tenho ajuda de empresário de ônibus.

(01:41:13) Allan Rodrigues: Na sua Opinião foi Bom, Regular, Otimo ou Ruin o Governo de Rosinha Matheus e se vc va continuar com a Farmácia Popular e o Restaurante Popular? Me Responda Pora Favor.

(01:41:21) Luiz Carlos Novaes: Amazonense, eu aceitaria com muita humildade o Exército nas ruas que funcionou bem quando o Rio de Janeiro teve aquele grande encontro e os índices de criminalidade foram quase a zero.

(01:42:40) pedro: o turismo, esta em ascenção.. Considerando-se o potencial turístico do rio;considerando o nome que o rio desfruto no exterior, que prentende fazer para voltar o rio a ser o que foi no passado.

(01:42:41) Luiz Carlos Novaes: Allan, é um projeto interessante, uma comida sadia, uma refeição de qualidade. Mas quem está almoçando ali precisa realmente? Temos que ampliar isso e a farmácia para as pessoas.

(01:45:42) Fellipe Matheus: O que o senhor, caso eleito pretende fazer em relação ao porto do rio? Eh o segundo mais importante do país e está em situação precparia

(01:46:08) Luiz Carlos Novaes: Pedro, Eu acho que o Rio de Janeiro tem que ser a grande vitrine do turismo e este foi acidente lamentável. E os policiais têm que ficarem atentos. Eu perdi um filho assassinado, acredito muito na educação, amor com a família, esta relação familiar tem que ser muito forte para quebrar este mal-estar. Temos que melhorar este astral. A região do Leme a Copacabana não é muito extensa que pode ser bem policiada, precisamos ter um tratamento melhor ali nesta região muito suscetível a este episódio.

(01:47:16) Luiz Carlos Novaes: Fellipe, participar intensivamente deste anel, este arco rodoviário dando condições, boa parceria, bom entendimento com o governo federal seja qual for, inclusive com os prefeitos. Mais harmonia entre os Poderes vai ser um benefício a todos nós.

(01:47:55) Lorenzo: Luiz, Macaé é uma cidade que tem uma bom concentração de pessoas principalmete pelo petroleo que há na cidade, você pretende fazer uma politica especial para Macaé como empregos ou turismo?

(01:48:07) carlos lider: O transporte intermunicipal tem como ter a passagem reduzida , como alguns andam prometendo?

(01:49:09) Luiz Carlos Novaes: Sobre a dívida do RJ, a proposta é cortar gastos. Eu acho uma temeridade, temos que sentar, tomar posse e ver a realidade do Estado para projetar um plano econômico. Renegociar a dívida com o governo federal. Existem investidores que querem investir e ficam com receio e não investem.

(01:50:11) Luiz Carlos Novaes: Para onde pudermos levar uma indústria em que o prefeito cede seus impostos e o Estado reduzir o seu, eu sou favorável. Sou favorável de privilegiar a microempresa que exportam, têm que serem bem tratadas.

(01:51:42) Luiz Carlos Novaes: Lorenzo, a geração de turismo de Macaé, dos Lagos, é muito importante. Temos que agradecer a papai do céu por este petróleo que é uma fonte de geração de riquezas, um fator de desenvolvimento e geração de riqueza. O que o Estado puder contribuir, sem dúvida estará presente.

(01:51:44) Israel: Ele é a favor da cobrança da taxa do lixo ?

(01:52:13) Antônio Carlos: vc é a favor da pena de morte ?

(01:54:23) Luiz Carlos Novaes: Carlos, é um objeto de estudo das planilhas, tentar investir no transporte de massas, a supervia melhorou muito os seus trens, mas precisamos mais melhorar este atendimento. O transporte envolve metrô. Eu falo em legalizar as vans, temos que agradecer que elas por estar trabalhando, mas temos que aprimorar. Temos que nos adequar, aprimorar.

(01:55:03) Marcelo: Luiz Carlos Novaes, na avaliação do senhor, qual foi o maior erro do governo da dona Rosinha? Sei que existem vários problemas, mas qual o senhor destacaria como o principal?

(01:55:34) Luiz Carlos Novaes: Israel, tem tanta taxa né? Ela está ligada aos municípios, é cobrada pelos municípios, não pelo Estado. Mas o lixo é um problema terrível, e tudo isso gera um custo, a produção de lixo é imensa nos municípios, não vejo mal, desde que seja bem aplicada.

(01:55:44) marcello: primeiramente boa tarde bom paulo queria saber de vc que medida tomara para a questão do trafico e a prostituição de menores no rio sem falar no turismo sexual infantil.

(01:56:30) Eu msm: O que voce ira fazer em relação aos moradores de rua ? Ira construir casas populares ?

(01:56:58) Luiz Carlos Novaes: Antonio, sou a favor da vida. Eu tiver uma experiência muito forte. Meu filho foi esquartejado. Eu acho que temos que ter mais rigidez. Eu fiquei entristecido por diminuírem a pena dos crimes hediondos.

(01:59:31) Luiz Carlos Novaes: Eu quero dizer ao leitor do Estado do Rio de Janeiro, em especial a Baixada Fluminense, para pedir este apoio. Quando me dirijo a Baixada Fluminense quero dar o apoio, que não desanimem, vamos às urnas com bastante calma. O povo do Rio de Janeiro é um povo esperançoso que acredita em dias melhores e com certeza iremos construir este momento. E a cada habitante do Rio de Janeiro quero dizer que se pode administrar o este Estado. Dizer sim é fácil, duro é dizer não. E eu sei dizer não. Obrigado ao UOL por esta oportunidade. Por este carinho. Este é o exercício da democracia.

(01:59:53) Adriana/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Luiz Novaes e de todos os internautas. Até o próximo!