UOL EleiçõesUOL Eleições

Milton Temer

Folha Imagem

Nome: Jorge Milton Temer

Data de nascimento: 12 de dezembro de 1938

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Partido: PSOL

Tempo de partido: Desde a fundação (2005)

Partidos anteriores: PT

Formação profissional: jornalista

Ex-petista, Temer dá o tom à esquerda na campanha

Cláudio de Souza
Da Redação
Em São Paulo

O ex-deputado federal Milton Temer, 67 anos, concorre ao governo do Rio de Janeiro pelo recém-nascido PSOL. Ex-petista, deve ter o discurso mais à esquerda entre todos os candidatos.

"No capitalismo não há solução para a construção de uma sociedade justa e democrática", disse Temer em 2002, antes mesmo de Luiz Inácio Lula da Silva conquistar o Planalto. Hoje, quatro anos depois, e tendo seu autor rejeitado o pragmatismo do presidente e seu partido, um discurso como este tem tudo para se radicalizar ainda mais.

Jorge Milton Temer nasceu em 12 de dezembro de 1938. Ele se descreve como um "carioca de Vila Isabel, oficial de Marinha cassado pela ditadura militar e jornalista".

Foi deputado estadual no Rio entre 1987 e 1990. Disputou o Senado em 1990, e perdeu. Quatro anos depois, elegeu-se deputado federal com 41 mil votos. Reelegeu-se em 1998, com 42 mil votos --sempre pelo PT.

Em setembro de 2005, Temer escreveu um artigo em seu blog, defendendo que não havia mais razão para continuar no PT, que deixara, em sua avaliação, de ser socialista para se tornar "neolulista" (ele falava da nova composição do Diretório Nacional). Temer ingressara no PT em 1988.

Para ele, havia outras opções para "os que votaram em Lula e se viram traídos pela guinada neoliberal, mas que não enrolaram as bandeiras de suas utopias". Em seu caso, a opção foi o PSOL, que reuniu mais alguns petistas, ou expulsos (Heloísa Helena, Babá) ou descontentes (Orlando Fantazzini, Chico Alencar).








Computando seu voto...
Carregando resultado