UOL EleiçõesUOL Eleições

Eduardo Paes

Folha Imagem

Nome: Eduardo da Costa Paes

Data de nascimento: 14 de novembro de 1969

Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)

Partido: PSDB

Tempo de partido: Desde 2003

Partidos anteriores: PFL, PV, PTB

Formação profissional: advogado

Estrela de CPI, tucano Eduardo Paes tenta voar no Rio

Cláudio de Souza
Da Redação
Em São Paulo

O carioca Eduardo Paes, 36 anos, candidato do PSDB ao governo do Rio de Janeiro, ganhou notoriedade nacional na CPI dos Correios, em 2005. Ao lado do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL) e do seu colega paulista Carlos Sampaio, formou uma espécie de "ala jovem" de deputados, que fustigava, em transmissões ao vivo, testemunhas e depoentes ouvidos pela comissão.

Deputado federal em segundo mandato, Paes surgiu para a política embalado por César Maia. Ele ocupou por quatro anos, desde 1992, a subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, durante a primeira gestão de Maia na prefeitura carioca. Na época, Paes não tinha nem terminado o curso de direito na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio, o que ocorreu em 1993.

Em seguida, Paes foi eleito vereador, em 1996, e da Câmara do Rio passou à Câmara dos Deputados, em 1998. Sua votação, pelo PFL, foi expressiva: cerca de 117 mil votos.

Durante o primeiro mandato em Brasília, no qual chegou a atuar como sub-relator da reforma tributária, tirou uma licença, em 2000, para voltar ao Rio. Uma vez mais, foi trabalhar com César Maia, assumindo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Dois anos depois, foi reeleito deputado federal --ainda pelo PFL-- para o atual mandato, ampliando sua cesta de votos para cerca de 186 mil. No Congresso, mudou-se para o PSDB e virou vice-líder do seu novo partido.

Ao lançar sua pré-candidatura ao Palácio da Guanabara, em abril, Paes afirmou que a segurança pública seria sua prioridade. Também disparou farpas contra a administração de Rosinha Matheus (PMDB): "o Rio enfrenta uma crise que se estende por muito mais tempo do que o aceitável". Para ele, o Estado vive em "total desalento".

Na ocasião, foi elogiado pelo presidenciável tucano, Geraldo Alckmin: "em Eduardo Paes encontramos traços de figuras como Mário Covas e Marcello Alencar. Ele é uma das lideranças mais promissoras do Brasil", disse, citando ex-governadores tucanos de São Paulo e do Rio.

Dentro do PSDB, porém, o deputado fluminense é considerado um aliado de José Serra, que perdeu para Alckmin a indicação para ser candidato a presidente.








Computando seu voto...
Carregando resultado