UOL EleiçõesUOL Eleições

Luiz Carlos da Rocha Novaes

Divulgação

Nome: Luiz Carlos da Rocha Novaes

Data de nascimento: 15 de novembro de 1939

Local: Engenheiro Paulo de Frontin (RJ)

Partido: PSDC

Tempo de partido: desde 2005

Partidos anteriores: PDT e PSDB

Formação profissional: administrador de empresas

Discípulo de Leonel Brizola, Novaes aposta nos Cieps

Carolina Juliano
Da Redação
Em São Paulo

O ex-deputado estadual Luiz Novaes começou sua vida política ao lado do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, na década de 80. Seu reduto eleitoral é a Baixada Fluminense. Novaes foi vice-prefeito de Nova Iguaçu, secretário municipal de Indústria e Comércio de Duque de Caxias e presidente da Codeni (Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu).

O empresário é um dos maiores defensores dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e esta é a sua principal bandeira de campanha. Os Cieps foram implantados por Brizola durante os seus governos à frente do Estado do Rio de Janeiro. O projeto foi idealizado pelo antropólogo e político Darcy Ribeiro e pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Os centros integrados são escolas de tempo integral, que têm como objetivo tirar as crianças das ruas durante o dia todo. Os Cieps contavam com os chamados "pais sociais", funcionários que cuidavam das crianças, além de atendimento médico e odontológico para todos.

Luiz Novaes promete, em seu programa de governo, fazer com que os Cieps voltem a funcionar em tempo integral. "Este foi um dos melhores projetos que já se fez para o ensino público. Estava tudo no sonho de Brizola, mas foi cortado pela raiz. Os outros governantes não quiseram dar continuidade por questões políticas", reclama o candidato.

O empresário foi deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) por dois mandatos, antes de assumir a vice-prefeitura de Nova Iguaçu. Nesse período, conseguiu implantar centros integrados em áreas carentes da Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio. Filiou-se, depois, ao PSDB e foi eleito pelo partido tucano para mais um mandato à Assembléia Legislativa Estadual.

Há um ano, Luiz Novaes está no Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e foi escolhido pelo partido para ser o candidato ao governo do Estado nas próximas eleições também pelo fato de ser único, entre os candidatos, que é representante da Baixada Fluminense. "A Baixada precisa crescer. O crescimento da Baixada significa o crescimento de todo o Estado. Mas essa região tem sido deixada de lado pelos governantes", diz.








Computando seu voto...
Carregando resultado