UOL EleiçõesUOL Eleições

Carlos Lupi

Divulgação

Nome: Carlos Roberto Lupi

Data de nascimento: 16 de março de 1957

Local: Campinas (SP)

Partido: PDT

Tempo de partido: Desde a fundação (1981)

Partidos anteriores: nenhum

Formação profissional: administrador

Enfraquecido e sem Brizola, PDT vai às urnas com Lupi

Cláudio de Souza
Da Redação
Em São Paulo

O PDT fluminense vive uma crise de identidade desde a morte de Leonel Brizola, seu líder supremo, em 2004. Faltam à agremiação nomes fortes para as disputas até mesmo no Estado que mais a projetou -- ao lado do Rio Grande do Sul, terra natal de Brizola.

Mas o partido quer resistir, e lançou candidatura própria e ao Palácio Guanabara. O nome pedetista para a disputa é o de Carlos Lupi. Sua pré-candidatura foi lançada em 19 de maio, mas podia murchar ao sabor dos acordos nacionais do partido -- por exemplo, com o PSDB de Geraldo Alckmin.

A confirmação de Cristovam Buarque como candidato à Presidência tornou mais difíceis as alianças regionais envolvendo o PDT, e em 20 de junho Lupi foi oficializado como o candidato do partido ao governo fluminense.

Carlos Lupi é presidente nacional do PDT desde a morte de Brizola -- que, aliás, deixou-lhe também a direção do partido no Rio. Eleito deputado federal em 1990, tentou voltar à Câmara dos Deputados em 1994, mas conseguiu apenas uma suplência.

Seu currículo na administração inclui as pastas de secretário municipal de Transportes de Marcello Alencar (então no PDT), em 1992, e de secretário de Governo de Anthony Garotinho entre 1999 e 2000, quando o então governador deixou o partido de Brizola. Hoje, Lupi é primeiro suplente de senador.

Casado, pai de três filhos, Lupi tem 49 anos. Nasceu em Campinas (SP), mas mudou-se para o Rio ainda muito pequeno. Antes de se formar em administração, chegou a trabalhar como jornaleiro - é o que diz seu site oficial, que comemora o fato de uma pessoa com essa origem social ter chegado ao Congresso.








Computando seu voto...
Carregando resultado