UOL EleiçõesUOL Eleições

Eliane Santos Cunha

Divulgação

Nome: Eliane Santos Cunha

Data de nascimento: 2 de maio de 1963

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Partido: PRP (Partido Republicano Progressista)

Tempo de partido: desde 1992

Partidos anteriores: nenhum

Formação profissional: administradora de empresas

Empresária aposta na humanização para resolver problema da segurança

Carolina Juliano
Da Redação
Em São Paulo

A empresária Eliane Cunha entrou na política em 1992, filiando-se ao Partido Republicano Progressista (PRP). Em 1994, candidatou-se a uma vaga ao Senado Federal pelo PRP e conseguiu 270 mil votos. Nas eleições seguintes, em 1998, candidatou-se a deputada federal e acabou com a primeira suplência do candidato da coligação.

A candidata diz que em 1992, quando o PRP era um feudo do político paulista Adhemar de Barros Filho, fez parte de um grupo de filiados que impediu que o partido fosse integrado ao Partido Progressista (PP), de Paulo Maluf. Desde então, apaixonou-se pela política e passou a se dedicar integralmente a essa atividade.

Antes disso, Eliane Cunha dedicava-se a uma confecção de roupas e a uma loja no bairro de Ipanema. Atualmente, sua família tem uma pequena indústria de pães congelados, situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eliane é casada e tem um filho.

A principal bandeira da campanha da candidata do PRP será a segurança pública, "pois sem segurança não teremos investimentos na indústria, no comércio ou no turismo", diz ela. "Não teremos arrecadação de tributos nem a valorização dos servidores estaduais."

Em seu programa de governo, a candidata classifica a segurança como um "investimento prioritário para qualquer política de governo". Ela propõe programas de valorização do profissional da segurança pública, oferecendo treinamento continuado e adaptação às características do combate diário à criminalidade.

Eliane Cunha promete o reconhecimento da dignidade do policial com aumento de salários, além de outros benefícios sociais e médicos. "Precisamos entender que uma administração voltada para o homem e não apenas para aquisição de equipamento poderá resgatar naturalmente a vontade pessoal de cada policial em melhor servir à nossa população", afirma. "Não podemos deixar de proteger quem deve nos dar proteção."

A educação é outra área que deverá ser priorizada pela candidata do PRP. Ela defende a construção de mais escolas "para evitar que no futuro sejam necessários mais presídios". A revitalização dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) --projeto de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro-- também está nos planos de Eliane Cunha.

A candidata afirma que a pouca verba que terá para fazer campanha --R$ 1 milhão, segundo declaração de despesas registrada no Tribunal Superior Eleitoral-- não a vai impedir de apresentar onde puder as suas propostas ao povo do estado do Rio. "Ainda não temos staff de campanha como nossos concorrentes, mas faremos uma campanha pé no chão."








Computando seu voto...
Carregando resultado