UOL EleiçõesUOL Eleições
Divulgação

SÉRGIO DE OLIVEIRA CABRAL SANTOS FILHO

Sérgio Cabral é eleito governador do Rio

Larissa Guimarães

Da Redação, em São Paulo

Campeão de votos como senador, o peemedebista Sérgio Cabral, de 42 anos, acaba de repetir a façanha. Cabral foi eleito governador do Rio de Janeiro, confirmando seu favoritismo durante toda a campanha.

As pesquisas de intenção de voto chegaram a apontar a vitória de Cabral na disputa já no primeiro turno. Mas as urnas apontaram segundo turno entre o peemedebista e a ex-juíza Denise Frossard (PPS). Mesmo com ampla vantagem em relação a Frossard, Cabral teve de enfrentar uma oposição ferrenha. A ex-juíza não mediu críticas, cobrando o peemedebista por seu patrimônio e por suas alianças políticas.

Cabral contou com apoios bem-vindos e também com alianças incômodas durante a campanha. O peemedebista recebeu, timidamente, o apoio da governadora do Rio Rosinha Garotinho e do ex-governador Anthony Garotinho, ambos do PMDB. Por conta da aliança, Cabral teve seu nome associado ao continuísmo e tentou descolar-se da imagem do casal Garotinho.

Mas Cabral também contou com apoios vantajosos, como a aliança feita com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O apoio do petista rendeu a Cabral mais votos no Rio, onde Lula tinha vantagem em relação ao tucano Geraldo Alckmin já no primeiro turno.

O peemedebista chega ao Palácio da Guanabara com o desafio de reestabelecer o controle da segurança pública no Estado e resolver a crise na área da saúde. As principais propostas feitas por Cabral durante a campanha focaram justamente nas áreas de segurança pública, saúde e educação.

Na saúde, Cabral promete reformar e equipar hospitais e investir nos postos de saúde 24h. Na segurança, o recém-eleito diz que pretende investir numa maior integração com a Polícia Federal, no policiamento ostensivo e na profissionalização da Polícia Militar.

O candidato promete também que vai acabar com o programa Nova Escola (de gratificação a professores), aumentar o repasse para a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e elevar os salários dos professores.

Sérgio Cabral (PMDB) tem colecionado bons resultados nas urnas. O peemedebista teve seu primeiro cargo aos 27 anos, quando foi eleito para a Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) em 1990. Em 1994, Cabral novamente foi eleito para a Casa e assumiu a presidência da Alerj. Na eleição seguinte, em 1998, Cabral conseguiu a façanha de eleger-se o deputado com maior número de votos do país. Depois de três mandatos na Alerj, Cabral lançou candidatura para o Senado nas eleições de 2002 e foi eleito com cerca de 4,2 milhões de votos.








Nome: Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho

Data de nascimento:
27 de janeiro de 1963

Local: Rio de Janeiro

Partido: PMDB

Formação profissional: Jornalista

Jamais fiz política com 'toma lá, dá cá'. A população sofre por causa desse isolamento. Tenho muito orgulho de receber os apoios

Sérgio Cabral, comentando as alianças com o casal Garotinho e com o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva

A candidata sequer conhece os problemas da zona sul, onde mora. Promete resolver todos os problemas do mundo com uma autoridade moral que não tem

Sérgio Cabral, fazendo ataques à sua adversária Denise Frossard (PPS), durante debate na TV

700 mil

é o número de novos empregos que Sérgio Cabral durante prometeu criar nos quatro anos de governo

PROMESSA

O peemedebista disse que pretende criar centro de ensinos técnicos em Angra dos Reis e Niterói para capacitar os jovens a trabalharem na indústria naval