UOL EleiçõesUOL Eleições

15/10/2006 - 18h11

TRE-PR proíbe Requião de usar imagem do prefeito de Curitiba

Da Redação
Em São Paulo
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná proibiu neste domingo (15/10) o governador e candidato à reeleição Roberto Requião (PMDB) de usar em seu programa eleitoral a imagem do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB).

Requião usou a imagem do prefeito sem autorização, mas Richa apóia Osmar Dias (PDT) para governador. Por isso, o TRE acatou o pedido da coligação do candidato do PDT.

O juiz Renato Lopes de Paiva considerou a propaganda ilegal porque o governador usou em seus programas imagens de pessoas não vinculadas a sua coligação, ferindo o que determina o artigo 54 da Lei Eleitoral. Segundo o texto da decisão, Lopes de Paiva determinou que a coligação de Requião se abstenha de "veicular propaganda na televisão, no rádio ou em seu sítio na internet, cujo conteúdo encerre a participação de Beto Richa". Caso a ordem judicial seja desobedecida, o atual governador terá que pagar multa de R$ 10 mil por cada nova veiculação.

Nesta segunda-feira, advogados de Richa devem entrar com outra representação na Justiça Eleitoral, desta vez em nome do próprio prefeito, para impedir que novas imagens dele sejam usadas por Requião.

O prefeito da capital se licencia do cargo nesta segunda-feira para se dedicar exclusivamente às campanhas de Osmar Dias e Geraldo Alckmin (PSDB). Richa transmitirá o cargo ao vice-prefeito, Luciano Ducci, às 15h30min, durante cerimônia na Prefeitura de Curitiba. Após o ato, seguirá em carreata com Osmar Dias até o comitê central da campanha presidencial de Alckmin.