UOL EleiçõesUOL Eleições

19/10/2006 - 16h58

Na PB, José Maranhão diz que enfrenta um rolo compressor oficial

Da Redação
Em São Paulo
O senador José Maranhão (PMDB), candidato ao governo da Paraíba, acusou seu adversário, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), de utilizar a máquina pública para vencer as eleições.

Maranhão participou de sabatina na sede da OAB-PB (Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba). "O rolo compressor da máquina oficial foi utilizado sem medida para ganhar a todo custo, uma prática antiética nunca vista em toda a sua trajetória de vida pública", disse.

O senador afirmou ainda que o atual governo promoveu "contratações irregulares e distribuição de recursos públicos com objetivos eleitoreiros". O evento ocorreu nesta quinta-feira (19) e já contou com a participação do governador no dia 17.

Outro lado
A assessoria de imprensa Cássio Cunha Lima afirmou que o governador não vai "bater boca" com o adversário. Para a defesa do tucano, foi destacado o deputado estadual Lindolfo Pires (PFL), líder do governo na Assembléia.

Lindolfo nega qualquer tipo de uso da máquina pública por parte do governador. "O senador José Maranhão, antevendo a sua derrota, procura explicações sem base jurídica, apenas com o intuito de tumultuar o processo político", afirmou.

Pesquisa
Segundo última pesquisa Ibope, o governador abriu sete pontos sobre Maranhão. Cunha Lima tem 50% das indicações do voto, contra 43% de Maranhão.

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 12 de outubro e ouviu 1.204 eleitores em 58 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais. Brancos e nulos somam 3%; disseram não saber 4%.

No primeiro turno, o tucano teve 943.922 votos (49,67%), o peemedebista somou 926.272 (48,74%) e o terceiro colocado, David Lobão (PSOL), ficou com 22.949 (1,21%).