UOL EleiçõesUOL Eleições

29/10/2006 - 20h36

Ana Júlia Carepa é eleita no Pará

Da redação
O maior colégio eleitoral da região Norte acaba de eleger a petista Ana Júlia Carepa, 48 anos, que deixa seu mandato como senadora do Estado. A petista derrotou o candidato da situação, o tucano Almir Gabriel, apoiado pelo atual governador Simão Jatene (PSDB).

Gabriel seguiu na liderança na corrida eleitoral no Pará, mas nas últimas semanas as pesquisas já apontavam favoritismo de Ana Júlia. A petista conseguiu reverter os bons resultados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado. Lula teve votação expressiva no Estado no primeiro turno, com mais de 50% das intenções de voto.

Com uma disputa acirrada, o Pará foi um dos Estados que recebeu auxílio de tropas federais para garantir a segurança da votação. Na última semana, surgiram denúncias de apreensão de cerca de 9.000 jornais apócrifos contra Ana Júlia. O material teria sido produzido pelo PSDB.

Ana Júlia teve de fazer parte da campanha sentada em uma cadeira de rodas. A petista quebrou a perna direita ao cair de um palanque improvisado, montado sobre a carroceria de um caminhão, em Canaã dos Carajás (850 km de Belém), no dia 3 de setembro.

O primeiro cargo de Ana Júlia foi o de vereadora, em 1992. Três anos depois, Ana Júlia deu um passo maior e elegeu-se deputada federal. Nas eleições de 2000, Ana Júlia elegeu-se como a primeira senadora pelo Pará, com votação expressiva.