UOL EleiçõesUOL Eleições

01/10/2006 - 15h34

Com Alckmin, Aécio vota em BH; Nilmário vota com ministros

Da Redação
Em São Paulo

Victor Schwaner / Comitê de Imprensa

Aécio vota com a filha Gabriela

Aécio vota com a filha Gabriela

O governador Aécio Neves (PSDB), candidato à reeleição, votou no início da tarde na Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte.

Acompanhado do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), da filha Gabriela e do candidato ao Senado Eliseu Resende (PFL), o candidato agradeceu aos mineiros pelo "momento histórico para Minas Gerais". "Eu hoje sou depositário da confiança dos mineiros e, no limite das minhas forças, trabalharei a cada dia para que cada mineiro e cada mineira se orgulhe do voto que deu", disse.

Sobre a presença de Alckmin no Estado, Aécio afirmou que "simboliza uma aliança em torno de um grande projeto nacional". O tucano disse acreditar que o ex-governador de São Paulo chegará ao segundo turno e será eleito presidente.

O governador disse ainda que vai aguardar o resultado final, mas está confiante na vitória no primeiro turno. "Quanto mais expressiva esta votação mais força o governador de Minas terá para fazer o que for necessário para continuar transformando Minas Gerais", afirmou.

Nilmário com ministros

O candidato do PT ao governo, Nilmário Miranda, começou o domingo acompanhando a votação de sua mulher, Stael Santana, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte. No local, o petista encontrou-se com o prefeito da capital, Fernando Pimentel (PT). Nilmário disse estar certo da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno.

Apesar do amplo favoritismo de Aécio, o ex-ministro disse acreditar que haverá segundo turno em Minas. Para o candidato, o importante foram as idéias divulgadas durante a campanha. "O próximo governador, quem quer que seja, terá que repensar Minas Gerais", disse.

O prefeito Fernando Pimentel disse ser muito importante que as eleições no país acabem em primeiro turno, pelo bem da democracia. "Há muito tempo não se via um clima tão agressivo por parte da oposição, com tantas ofensas e tanta grosseria", disse Pimentel, que também é o coordenador da campanha de Lula em Minas.

Depois de acompanhar o voto do prefeito, Nilmário seguiu para a Escola Estadual João Pessoa, onde vota. O candidato ganhou então a companhia dos ministro Luiz Dulci e Patrus Ananias.

Por fim, Nilmário, Pimentel, Dulci e Patrus acompanharam o voto do vice-presidente José Alencar (PRB), na Escola Balão Vermelho, no bairro Mangabeiras. Alencar também disse que seria muito bom para Minas que Nilmário fosse para o segundo turno.