UOL EleiçõesUOL Eleições

11/07/2006 - 16h45

Lançamento de candidaturas em Minas reúne petistas e Newton Cardoso

Da Redação
Em São Paulo
As candidaturas da coligação "A Força do Povo" (PT, PMDB, PC do B e PRB) serão oficialmente lançadas na noite desta terça-feira (11/7), no Sesc JK, em Belo Horizonte. O vice-presidente José Alencar (PRB) estará presente no primeiro evento público de campanha na capital a reunir Nilmário Miranda (PT), candidato ao governo estadual, e Newton Cardoso (PMDB), que disputa o Senado pela coligação.

A candidatura do ex-governador peemedebista é polêmica e enfrenta resistências no interior do PT. O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), disse no fim de semana que se sente "constrangido" com a presença de Newton na chapa.

Além da chapa majoritária (Nilmário, Zaire Rezende - ex-prefeito de Uberlândia e candidato a vice-governador - e Newton), serão também lançadas as chapas para deputado federal e deputado estadual.

A coligação terá comitê único (a ser inaugurado no dia 17) e tesouraria unificada, com três tesoureiros: um indicado pelo PMDB, outro pelo PT e outro pelo PRB. Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitar, o coordenador-geral da campanha será Beto Cury, assessor do ministro Luiz Dulci. O petista Carlos Calazans, primeiro suplente de Newton, será o coordenador de mobilização.

Na última segunda-feira (10/7), Nilmário deixou a presidência do diretório regional do PT para dedicar-se integralmente à campanha eleitoral. O prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões, assumiu o cargo.

A candidata da coligação "Frente de Esquerda Socialista" (PSOL, PSTU e PCB), Vanessa Portugal, esteve nesta terça em reunião com a coordenação de campanha. Na próxima sexta-feira (14) as candidaturas da coligação serão lançadas oficialmente em ato público no centro de Belo Horizonte.

"Já ganhou"

A campanha de Aécio Neves (PSDB), candidato à reeleição, começa na próxima segunda-feira (17/7). O governador está em viagem pela Europa, razão pela qual Nilmário o acusou de assumir uma "política do já ganhou".

Nos dias 17 e 18, o tucano estará em Montes Claros, Teófilo Otoni, Divinópolis e Poços de Caldas. O presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) deve participar das atividades pelo interior do Estado.

A coordenação da campanha de Aécio está interinamente nas mãos do presidente do PSDB mineiro, o deputado federal Nárcio Rodrigues. Em agosto, o secretário de Governo Danilo de Castro assume a tarefa, após licenciar-se do cargo.