UOL EleiçõesUOL Eleições

Vanessa Portugal

Divulgação

Nome: Vanessa Portugal

Data de nascimento: 12 de abril de 1970

Local: Boa Esperança (MG)

Partido: PSTU

Tempo de partido: desde 1997

Partidos anteriores: nenhum

Formação profissional: professora de biologia e sindicalista

Professora socialista tenta o Executivo pela 3ª vez

Cláudio de Souza
Da Redação
Em São Paulo

O PSTU terá candidatura própria ao governo de Minas Gerais. Mais uma vez, o nome do partido a ser apresentado ao eleitor deve ser o da professora de biologia e sindicalista Vanessa Portugal.

Ela foi candidata a prefeita de Belo Horizonte em 2004, quando ficou em 5º e último lugar (atrás do candidato do PCO), com 16.854 votos. A eleição foi vencida por Fernando Pimentel (PT) no primeiro turno.

Antes, em 2002, Vanessa tentou o cargo de vice-governadora. Ela e seu colega de chapa, Cacau, amealharam 18.265 votos, 0,2% do total.

O lançamento de Vanessa saiu do acordo entre PSTU e PSOL —dono de estrelas de penetração nacional, mas fraco em Minas, o mais novo partido da esquerda concordou em ceder a cabeça de chapa no Estado aos colegas da antiga Convergência Socialista (antiga ala radical do Partido dos Trabalhadores). Conta ainda com o apoio do PCB. Seu vice é o Professor da PUC Minas, Antônio Pimenta, advogado e militante do movimento negro.

Dirigente regional do partido, Vanessa avalia: "não é possível que a experiência com o governo Lula tenha servido apenas para desanimar a classe trabalhadora. Ela precisa tirar uma lição disso, e essa lição é que somente os trabalhadores podem conquistar sua própria libertação".

Considerada boa oradora, atuou como uma espécie de franco-atirador em 2004 —como é freqüente com os partidos nanicos. Boa parte de suas críticas voltava-se à administração do PT.

Numa entrevista pela Internet, Vanessa chegou a defender que os ocupantes de cargos nos poderes executivo e legislativo tivessem um teto salarial "equivalente ao de um trabalhador especializado". O prefeito de BH também ganharia isso. O valor que ela citou na entrevista: R$ 2.500.

Farpas para FHC, Aécio e Lula
A candidata critica a bem avaliada gestão de Aécio Neves e defende um programa que "desonere a população mais pobre, reduzindo a carga de tributos sobre os serviços básicos prestados pelo Estado e sobretaxe os grandes setores empresariais,com a utilização desses recursos na melhoria da educação, saúde e moradia".

Uma das propostas mais polêmicas de Vanessa Portugal é a reestatização da Cia.Vale do Rio Doce. Segundo a assessoria da candidata, a empresa foi "leiloada a preço de banana pelo governo FHC".

Vanessa também não poupa farpas ao governo federal. Sua campanha classifica a transposição do rio São Francisco como um "megalomaníaco projeto apresentado por Lula que visa beneficiar somente os grandes proprietários rurais e usineiros do Nordeste".

Outros pontos defendidos pela candidata são a defesa da auditoria da dívida externa, a revogação das reformas realizadas por FHC e Lula, "pagas com o dinheiro do mensalão", como a reforma da previdência e a trabalhista. A candidata levanta a bandeira da reestatização das empresas privatizadas com suporte dos bancos públicos e fundos de pensão estatais.

Vanessa Portugal Barbosa é natural de Boa Esperança, no sul de Minas Gerais. Tem 36 anos, é solteira. Formada em Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalha como professora das redes municipais de ensino de Belo Horizonte e Betim. Segundo o PSTU, foi diretora da sub-sede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.








Computando seu voto...
Carregando resultado