01/10/2006 - 23h06
Em MS, André Puccinelli é o governador eleito
Da Redação
Em São Paulo
André Puccinelli (PMDB) é o governador eleito de Mato Grosso do Sul. O ex-prefeito de Campo Grande derrotou o senador Delcídio Amaral (PT).
Desde o início da campanha, Puccinelli manteve-se estável e Delcídio cresceu pouco. Na primeira rodada da pesquisa do instituto Tendência, divulgada em 25 de maio, o peemedebista aparecia com 53,6% das intenções de voto, contra 24,1% do petista.
A coligação do ex-prefeito reuniu 11 partidos, como PL, PPS, PFL e PSDB. Entre os aliados de Delcídio, PSB, PTB, PP e PC do B.
Desde 1999, o Estado é governado por José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. O governador foi cogitado para concorrer ao Senado. No dia 20 de setembro, licenciou-se do cargo para se dedicar à campanha eleitoral.
Em busca de votos, Delcídio tentou colar sua imagem às de Zeca e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de divulgar em sua campanha o fato de ter presidido a CPI dos Correios em 2005, o candidato do PT seguiu a agenda de inaugurações e demais eventos do governador.
Em meados de agosto, a revista "IstoÉ" publicou a denúncia de que Zeca do PT e Puccinelli teriam combinado que o peemedebista desistiria de concorrer ao governo em 2002 para facilitar a reeleição do governador. Os dois políticos negaram o acordo.
Outro escândalo da campanha ocorreu em 18 de setembro, quando a Polícia Federal apreendeu material de campanha eleitoral de Delcídio em um carro da Secretaria de Segurança Pública do governo do Estado.
Outros três candidatos concorreram ao governo estadual: Carlos Alberto Dutra (PSOL), Tito Lívio (PV) e Elizeu Amarilha (PSDC).