UOL EleiçõesUOL Eleições
Divulgação

JACKSON KEPLER LAGO

Jackson é eleito e derrota família Sarney

Larissa Guimarães

Da redação, em São Paulo

O Maranhão elege o pedetista Jackson Lago, 72 anos, e rompe neste domingo com uma trajetória de poder político de quatro décadas da família Sarney no Estado. Em disputa apertada, Lago conseguiu desbancar a senadora Roseana Sarney (PFL), que já havia governado o Maranhão por duas vezes.

Essa foi a terceira tentativa do pedetista de derrubar a família Sarney do comando do Estado. Para Lago, o controle político da família Sarney é a razão do atraso econômico e social do Maranhão.

A vitória de Jackson Lago é comparável à conquista do governador eleito Jaques Wagner (PT), que conseguiu interromper o Carlismo na Bahia. O petista derrotou o governador da Bahia Paulo Souto (PFL), que era o candidato do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Para vencer a filha do ex-presidente e senador reeleito José Sarney (PMDB-AP), Jackson contou com ampla frente de apoio – a Frente de Libertação do Maranhão. Os dois candidatos derrotados no primeiro turno – Aderson Lago (PSDB) e Edson Vidigal (PSB) – apoiaram o pedetista, participando até da coordenação da campanha. Jackson também tinha a seu lado o governador do Estado José Reinaldo Tavares (PSB).

Lago teve de enfrentar não só o peso do sobrenome Sarney na campanha, mas também a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Roseana contou com o apoio de Lula, que subiu em seu palanque na última semana como pagamento de dívida de apoio a José Sarney. No Maranhão, Lula teve 75,5% dos votos no primeiro turno das eleições.

O apoio de Lula a Roseana revoltou o PT do Maranhão, que reforçou a campanha de Jackson. Na disputa presidencial, Lago resolveu ficar “neutro”: não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos, embora tenha dito que seu voto pessoal iria para Lula.

A polarização da disputa no Estado ficou clara: não faltaram hostilidades e acusações entre a pefelista e o pedetista. Nos últimos dias antes da eleição, prevaleceu o vale tudo: Roseana acusou a campanha de Jackson de venda de votos; a frente pedetista, por sua vez, acusou a campanha pefelista de comprar pesquisas de intenção de voto, por exemplo.

Para assumir o governo do Estado do Maranhão, Jackson Lago traz na bagagem a experiência de três mandatos na Prefeitura da capital São Luís. Como bom pedetista, Jackson Lago tem em Leonel Brizola um dos maiores referenciais políticos. Durante a campanha, citou e elogiou o ex-líder do partido.








Nome: Jackson Kepler Lago

Data de nascimento:
1° de novembro de 1934

Local: Pedreiras (MA)

Partido: PDT

Formação profissional: Médico

Brizola era uma grande figura da política brasileira

Agora chegou a hora do grande plebiscito, no qual o povo do Maranhão vai dar um basta a 40 anos de dominação da família Sarney no Estado

0,543

é o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Maranhão, mais baixo do Brasil. O índice mede a qualidade de vida dos municípios a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), saúde (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita)

PROMESSA

Como pedetista, Jackson Lago promete mudar a educação do Estado, aumentando a rede de escolas, implantando plano de carreira e aumentando o salário dos professores do Maranhão.