UOL EleiçõesUOL Eleições

01/10/2006 - 21h10

Depois de virada, Cid Gomes é eleito no primeiro turno

Da Redação
Em São Paulo
A vitória de Cid Gomes (PSB), já no primeiro turno, significa uma dupla derrota para os tucanos, representados por Lúcio Alcântara, atual governador do Estado. Primeiro, porque será a primeira vez em 20 anos que os tucanos não terão o comando do governo do Ceará. Segundo, porque Alcântara começou a disputa com ampla liderança sobre o irmão mais novo do ex-ministro Ciro Gomes.

O fato mais marcante na disputa pelo governo cearense foi mesmo a virada de Cid Gomes, a única registrada no país em uma disputa polarizada entre dois candidatos. Até o início de agosto, antes do início do horário eleitoral, o candidato tucano parecia trilhar um caminho certo em direção à reeleição.

Jarbas Oliveira/Folha Imagem
Cid Gomes (PSB)
Porém, os desentendimentos entre Alcântara e a maior figura do PSDB cearense, Tasso Jereissati, que também é o presidente nacional do partido, acabaram por desgastar a candidatura do atual governador. Jereissati, que é muito próximo ao ex-tucano Ciro Gomes, queria que Alcântara concorresse ao Senado e não se confrontasse com o candidato do PSB.

Além disso, Cid Gomes contou com o apoio do melhor cabo eleitoral do Estado - o presidente Lula, que detém 70% das intenções de voto para a eleição presidencial no Ceará, contra apenas 20% do tucano Alckmin..

Também concorreram à eleição para governador do Ceará Francisco Gondim (PSDC), José Maria de Melo (PL), Renato Roseno (PSOL) e Salete Maria (PCO).
MAIS
Comente a apuração dos votos em todo o BrasilGrupos de Discussão UOL