UOL EleiçõesUOL Eleições

02/10/2006 - 08h40

Baianos comemoram vitória de Wagner com axé music política

Por Fernanda Ezabella

SALVADOR (Reuters) - A derrota dos aliados do senador baiano Antonio Carlos Magalhães (PFL) nestas eleições levou os petistas de Salvador a comemorar em uma praça da capital da Bahia. Embora sem trio elétrico, a música que imperou foram os jingles políticos ao estilo da axé music.


Crédito
Jaques Wagner, governador eleito da Bahia
PETISTA SURPREENDE
BIOGRAFIA DE WAGNER
MAIS ELEIÇÃO NA BAHIA
O ex-ministro Jacques Wagner (PT) teve uma vitória surpreendente contra o candidato do PFL, Paulo Souto, interrompendo assim 16 anos consecutivos do partido de ACM no comando do Estado. No Senado, Rodolpho Tourinho (PFL) também perdeu, dando vitória a João Durval (PDT).

"Eu não acreditei, ninguém esperava", disse o estudante Fábio Aragão, 19 anos, segurando uma enorme bandeira vermelha do PT, ao lado de seu amigo com uma bandeira enrolada nas costas.

Cerca de 1.000 militantes se reuniram no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, onde o Tribunal Regional Eleitoral havia instalado um dos telões para exibir ao vivo a apuração das eleições.

Enquanto os militantes tomavam cerveja e conversavam usando camisetas vermelhas --incluindo muitos Che Guevaras estampados--, carros passavam com o som no último volume, repletos de bandeiras e entonando os jingles da campanha de Lula e Wagner.

"É uma vitória histórica, só quem viveu os anos de Carlismo pode viver esta satisfação. É a nova redemocratização da Bahia", disse a vereadora petista Maria Del Carmen, 57 anos.

Após uma breve entrevista aos jornalistas em sua residência, Wagner chegou a cogitar ir para praça festejar com os militantes. Até um trio elétrico estava nos planos, mas a iniciativa do partido não vingou, frustrando alguns petistas que esperavam no local.