UOL EleiçõesUOL Eleições

21/09/2006 - 18h32

Na Bahia, Wagner fala de habitação no rádio

Da Redação
Em São Paulo

Coperphoto

Souto cumprimenta moradores de Simões Filho

Souto cumprimenta moradores de Simões Filho

O candidato do PT ao governo da Bahia, Jaques Wagner, participou na manhã desta quinta-feira (21/09) de um debate promovido pela rádio Sociedade, em Salvador. Todos os demais candidatos compareceram, exceto o governador Paulo Souto (PFL), que alegou "motivos éticos, já que não compareceu ao primeiro debate promovido pela Rede Bandeirantes".

Os candidatos debateram os temas habitação, saúde, educação, infra-estrutura e transporte, desenvolvimento rural e agricultura, segurança, meio ambiente e serviços terceirizados.

Wagner iniciou o debate e falou sobre habitação. Após apresentar os números do déficit habitacional na Bahia, citou o programa realizado pelo ex-governador João Durval (PDT), em parceria com o antigo Banco Nacional de Habitação, quando foram construídos os conjuntos habitacionais de Cajazeiras. O ex-ministro disse que o governo federal trouxe 80 mil novas habitações ao Estado em convênio com a Caixa Econômica e que não vê outra opção senão a parceria com a União.

Sobre agricultura, o candidato falou em facilitar o acesso aos financiamentos do governo federal e garantiu que para a safra 2007/2008 o investimento será maior. O petista criticou o fato de a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola "ter sido sucateada ao longo dos 16 anos de governo do PFL", e prometeu criar centros de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Após o debate, Jaques Wagner reuniu-se com portuários e marítimos no Mercado Modelo. O candidato ouviu queixas sobre o atual sistema "Ferry Boat", entrou em lojas de artesanato, comprou um boné de couro, comeu bolinho de peixe com pimenta e chegou até a entrar numa roda de capoeira, organizada pelo Grupo Oxossi.

O governador Paulo Souto encontrou-se com lideranças no Clube Seleto, na cidade de Simões Filho, na noite de quarta-feira. O candidato lembrou a atração de indústrias para o Estado, como a Avon e a MedBahia.

Acompanhado dos senadores Antonio Carlos Magalhães e Rodolpho Tourinho, do deputado federal ACM Neto e das candidatas a deputada estadual Cleide e Maria Luiza Láudano, Souto assumiu o compromisso de criar uma delegacia especial para as mulheres, a fim de combater a violência.

De Simões Filho, governador e comitiva seguiram para São Francisco do Conde, terra natal de Tourinho, onde participaram de um comício.