UOL EleiçõesUOL Eleições

Paulo Souto

Folha Imagem

Nome: Paulo Ganem Souto

Data de nascimento: 19 de novembro de 1943

Local: Caetité (BA)

Partido: PFL

Tempo de partido: Desde 1985

Partidos anteriores: nenhum

Formação profissional: geólogo

"Nascido" na era ACM, Souto busca terceiro mandato

Cláudio de Souza
Da Redação
Em São Paulo

O pefelista Paulo Souto tenta a reeleição em outubro, o que lhe garantiria seu terceiro mandato de governador da Bahia. Mas ele já passou no poder muito mais tempo do que os oito anos no Palácio de Ondina.

Sua carreira na administração pública começou em 1975, quando ingressou na Secretaria de Minas e Energia da Bahia. Ele assumiu a titularidade da pasta em 1979, no segundo mandato de Antônio Carlos Magalhães como governador indicado pela ditadura militar. Souto ficou no cargo no governo seguinte, de João Durval (que depois romperia com ACM), até 1986, quando o grupo de ACM perdeu a eleição para Waldir Pires.

O governo de Pires (1986-1990) foi uma espécie de exílio do PFL e dos seguidores de ACM (Souto o viveu como superintendente da Sudene). A volta deles ocorreu em 1990, e desde então não experimentaram derrotas no plano estadual.

Souto fez parte daquele retorno, como vice de ACM na campanha estadual de 1990; em 1994, elegeu-se governador enfrentando João Durval, então no PMN. Em 1998, César Borges o sucedeu (Souto foi para o Senado). Em 2002, o ex-governador voltou ao Palácio de Ondina batendo Jaques Wagner, seu maior rival em outubro deste ano.

Com o declínio da influência de ACM, perceptível desde 2001, quando o líder pefelista renunciou para não ser cassado em meio ao escândalo da violação do painel do Senado, Souto busca ampliar o leque de apoios a si e a seu governo - o que não é fácil, num quadro político que sempre foi marcado pelo personalismo.

"Não diria que estou fazendo isso com objetivo eleitoral. Meu próprio temperamento é de conversar com as pessoas", disse o governador a uma revista, em 2005.

Crítico moderado do governo Lula, Souto tem bons índices de aprovação e uma vantagem cômoda nas pesquisas eleitorais. Ele procura fundamentar este apoio em números: sua assessoria lançou em 5 de junho um balanço dos três primeiros anos de governo, apontando crescimento de 17% da economia baiana no triênio, contra 7,7% da economia nacional. Já a pobreza teria recuado 9,5% entre 2003 e 2004.

Paulo Ganem Souto nasceu em 19 de novembro de 1943 na cidade baiana de Caetité. Passou a infância e a adolescência no interior do Estado, e mudou-se para Salvador quando ingressou na universidade. Sua carreira acadêmica é sólida. Formado geólogo pela Universidade Federal da Bahia, tem doutorado pela USP (Universidade de São Paulo) e lecionou na UFBA por 16 anos.

Como muitas outras carreiras políticas iniciadas na ditadura, a de Souto começou pelo viés "técnico": após montar e coordenar o setor de Geologia do Centro de Pesquisas do Cacau em Ilhéus, passou a coordenador da Produção Mineral da Secretaria de Minas e Energia do Estado - e depois virou secretário com ACM.








Computando seu voto...
Carregando resultado