UOL EleiçõesUOL Eleições

Hilton Barros Coelho

Divulgação

Nome: Hilton Barros Coelho

Data de nascimento: 22 de junho de 1971

Local:Salvador (BA)

Partido: PSOL

Tempo de partido: 1 ano

Partidos anteriores: PT

Formação profissional: servidor público com mestrado em história

Candidato do PSOL é ativista dos sem-teto de Salvador

Larissa Morais
Da Redação
Em São Paulo

Hilton Barros Coelho, 35, é militante da esquerda há quase vinte anos. Filho de uma professora de história, integra o PSOL desde 2005, quando sua corrente - a Ação Popular Socialista, do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) - deixou o PT.

Hilton é graduado em história e mestre em história social, com dissertação sobre a história política da Bahia. Desde 1993, quando se tornou servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho, atua no movimento sindical.

O candidato do PSOL iniciou sua trajetória política em 1987, nas greves estudantis da antiga Escola Técnica Federal da Bahia, hoje CEFET. No ano seguinte, foi diretor do grêmio e presidiu a entidade a partir de 1989, quando ingressou no PT.

De 1995 a 1999, como estudante de história, foi dirigente do movimento estudantil da Universidade Federal da Bahia. Hilton fez parte do Diretório Acadêmico de História e do Diretório Central dos Estudantes da UFBA. O então militante petista participou na época de mobilizações em defesa da universidade pública e da campanha pela cassação de Antonio Carlos Magalhães (PFL).

O ativismo de Hilton Coelho foi além da fronteiras nacionais. Em 1997, o candidato integrou a IV Brigada de Solidariedade a Cuba. Recentemente, visitou países como Bolívia e Venezuela, onde participou do Fórum Social Mundial.

Em 2003, concluiu o mestrado na UFBA e esteve no processo de construção do Movimento dos Sem-Teto de Salvador. Dois anos depois, foi eleito membro da comissão de ética do movimento.

No ano passado, por discordâncias com os rumos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e em defesa das bandeiras históricas do PT, rompeu com este partido e engajou-se na construção do PSOL.








Computando seu voto...
Carregando resultado