UOL EleiçõesUOL Eleições

08/09/2006 - 17h47

No Amapá, Sarney perde mais de quatro minutos de propaganda e é condenado a pagar multa

Larissa Guimarães
Em São Paulo
O senador José Sarney (PMDB), candidato à reeleição, perdeu 4 min32s de propaganda eleitoral por determinação da Justiça eleitoral do Amapá.

Sarney terá menos tempo de propaganda eleitoral porque a logomarca do senador foi exibida durante o espaço destinado a candidatos a deputado estadual pela coligação Amapá Desenvolvimento com Dignidade (PFL e PSDB).

Segundo a decisão do TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral) do Amapá, da última quarta-feira (6/8), Sarney teria se beneficiado com tempo extra dos candidatos.

Em outra decisão, o senador foi multado em dois salários mínimos (o equivalente a R$ 700) por protelar o cumprimento de uma determinação da Justiça.

A Justiça eleitoral do Estado havia punido José Sarney na semana passada com a perda de mais de 12 min46s de horário eleitoral gratuito. A logomarca do senador havia sido exibida durante o tempo destinado à propaganda de deputados federais pela coligação União pelo Amapá (PDT, PP, PMDB, PV, PSC e Prona).

Após a perda de mais de 12 minutos de propaganda, a coligação de Sarney entrou com um embargo declaratório, pedindo que a Justiça explicasse melhor a decisão. O tribunal entendeu que o senador estava protelando o cumprimento da determinação e resolveu aplicar a multa dois salários mínimos.