UOL EleiçõesUOL Eleições

01/09/2006 - 20h12

No Amapá, Sarney perde tempo de propaganda eleitoral na TV

Larissa Guimarães
EM São Paulo
Depois de travar uma guerra de ações na Justiça, pedindo direito de resposta e suspensão de propaganda de adversários, o senador José Sarney (PMDB), candidato à reeleição, sofreu sua primeira derrota: perdeu, ao todo, 12 min46s de propaganda eleitoral na TV, segundo informações do TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral) do Amapá.

Sarney deixou de ter sua propaganda eleitoral exibida na TV na última quarta-feira (30/8). Outra suspensão está prevista para esta sexta-feira (1º/9).

A perda de tempo na TV é resultado de duas ações movidas pelo PSB, partido da principal adversária de Sarney para o Senado, Cristina Almeida.

O partido alegou que durante o tempo destinado à propaganda de deputados federais pela coligação União pelo Amapá (PDT, PP, PMDB, PV, PSC e Prona) houve apresentação da logomarca de José Sarney.

"A lei veda que partidos políticos e coligações incluam propaganda das candidaturas majoritárias no horário destinado aos candidatos proporcionais, ou vice-versa", afirmou o juiz Anselmo Gonçalves, em sua decisão.

Nesta semana, a Justiça eleitoral do Estado concedeu direito de resposta a Sarney no blog da jornalista Alcinéia Cavalcante. O blog foi retirado do ar por conter comentários desfavoráveis e considerados ofensivos ao senador.

MAIS
Coligação de Sarney entra com ações na Justiça até contra blogs no Amapá
Blogs fazem campanha "xô Sarney"