UOL EleiçõesUOL Eleições

01/10/2006 - 21h24

Teotonio vira e é eleito em primeiro turno em Alagoas

Da Redação
Em São Paulo
O candidato Teotonio Vilela Fiho (PSDB) venceu de virada as eleições para o governo de Alagoas, derrotando o oponente João Lyra (PTB), que liderou as pesquisas durante a maior parte da campanha.

Com tropas federais garantindo a segurança em vários municípios, Alagoas teve um dia de votação sem maiores incidentes. No último dia 27, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou o envio de tropas federais para 12 municípios alagoanos, que registravam histórico de violência em pleitos anteriores.

A última pesquisa eleitoral foi feita pelo Ibope e divulgada no dia 25 e mostrou uma reviravolta nas intenções de voto. O tucano Teotonio Vilela Filho saltou de 34% das indicações de voto na pesquisa anterior para 39%, e o concorrente João Lyra (PTB) caiu dos 46% para 38%, empatado tecnicamente com Vilela. A petista Lenilda Lima teve 7%, e Ricardo Barbosa (PSOL), 2%.

EM ALAGOAS
Folha
Teotonio Vilela em foto de arquivo
Em agosto, Lyra liderava as pesquisas de intenções de voto e tinha grandes chances de ser eleito em primeiro turno. Aos poucos, o tucano se recuperou e alcançou o petebista.

Tanto Vilela quanto Lyra são representantes dos usineiros do Estado, que, anteriormente, se uniam para apoiar um único candidato. João Lyra (PTB) é pai de Thereza Collor Halbreich (cunhada do ex-presidente Fernando Collor de Mello) e um dos maiores empresários do Estado; e senador Teotonio Vilela Filho é sócio das Usinas Reunidas Seresta, propriedade de sua família.

Concorreram ao governo do Estado também Andre Paiva Lopes (PRTB), Elias Barros Dias (PTN), Eudo Moraes Freire Filho (PSDC) e Gerson Alves Guarines (PAN).

Em 2002, o Estado foi o único a registrar derrota de Lula nas eleições presidenciais.
MAIS
Comente a apuração dos votos em todo o BrasilGrupos de Discussão UOL