UOL EleiçõesUOL Eleições

28/08/2006 - 12h52

No Acre, PT lidera para governo, Senado e Presidência, diz Ibope

Da Redação
Em São Paulo
O candidato do PT ao governo do Acre, Binho Marques, tem 42% das intenções de voto, contra 35% do candidato do PPS, Marcio Bittar, de acordo com pesquisa Ibope. Eles polarizam a disputa no Estado.

Tião Bocalom (PSDB) registra 7%, seguido de Edivaldo Guedes (PAN), com 2% , e Francisco José Benício (PSDC), com 1%. Os candidatos José Wilson Mendes Leão (PSOL) e José Alex (PRONA) não pontuaram.

Votos brancos e nulos somam 3% e não sabiam ou não opinaram 10% dos eleitores . A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e divulgada no "Jornal do Acre", da TV Acre.

Segundo turno
O Ibope também realizou simulações para um eventual segundo turno. A primeira revela um empate técnico entre Binho Marques (46%) e Marcio Bittar (45%). A segunda simulação mostra vitória petista (55%) sobre o candidato tucano (27%).

Para o Senado, a consulta diz que Tião Viana (PT) lidera a disputa com 69% da preferência. O candidato do PPS, Airton Rocha, recebe 8% de menções. E Chagas Freitas, do PFL, tem 4% das indicações.

O levantamento também aferiu a intenção de voto para a Presidência. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43%, Geraldo Alckmin (PSDB) registra 35% e Heloísa Helena (PSOL) recebe 10% das indicações.

Cristóvam Buarque (PDT) atinge 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos chegam a 3% e não souberam ou não opinaram 7%.

O Ibope ouviu 810 eleitores em 10 municípios entre os dias 21 e 24 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 2627/06.