UOL EleiçõesUOL Eleições

27/10/2006 - 21h40

Lula sopra velas e aposta em tom humilde; Alckmin mostra família e investe em tom confiante

Da Redação
Em São Paulo
No último dia de horário eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apostou em tom humilde para pedir o voto dos eleitores no domingo. O programa mostrou cenas de eleitores de mãos dadas em diversos Estados do país, como no primeiro turno. Lula também apagou as velas de um bolo de aniversário trazido por crianças. O petista completou 61 anos nesta sexta-feira (27/10).

"Saberei fazer melhor o que está certo, corrigir o que está errado. Exigirei a punição de quem errou, doa a quem doer. E saberei evitar esses problemas antes de acontecerem", prometeu.

Em tom conciliador, Lula disse que "quem for eleito" terá como primeira missão unir o Brasil em torno de um projeto. "A disputa eleitoral acaba domingo, depois começa uma nova etapa na qual quem ganha é o Brasil." "Tenho um excelente diálogo com muitos dos governadores e temos condições de montar uma nova equipe de governo", completou.

O presidente disse também que o segundo turno foi "a melhor coisa" que poderia ter acontecido. "O debate foi mais amplo e a reflexão mais profunda", afirmou.

O programa desta noite trouxe o depoimento do escritor Paulo Coelho, que pediu aos eleitores voto no petista "por mais quatro anos de fé, esperança e realizações". Lula fechou o programa agradecendo aos eleitores e pedindo para que não se esqueçam "do encontro no domingo".

O candidato Geraldo Alckmin apostou em um tom confiante no último dia de horário eleitoral. O programa tucano mostrou a trajetória de Alckmin e, pela primeira vez, exibiu a família do ex-governador de São Paulo reunida. "Ele é um pai maravilhoso, um marido maravilhoso, um avô maravilhoso", disse Lu Alckmin, ao lado dos filhos.

"Ensino aos meus filhos os valores que aprendi. Seja na vida pública ou na vida particular, é preciso ter princípios, é preciso ter valores", completou o tucano.

Alckmin agradeceu aos eleitores pela audiência e pelos votos e citou o "saudoso" político tucano Mário Covas. "As dificuldades existem para serem combatidas e vencidas."

Mostrando confiança, Alckmin disse estar "pronto" para assumir a Presidência, lembrando de sua experiência como governador.
"A esperança não se constrói com escândalos e mentiras. Com alegria e com confiança, estou pronto", afirmou.

O tucano fechou o programa mostrando apoios de políticos tucanos, como o governador eleito José Serra e o governador reeleito Aécio Neves. "Obrigado e até domingo se Deus quiser", finalizou.