UOL EleiçõesUOL Eleições

25/10/2006 - 21h55

Alckmin entra em clima de fim de campanha; Lula fala sobre agricultura

Da Redação
Em São Paulo
Enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) mostrou-se em clima de fim de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre agricultura no horário eleitoral desta quinta-feira (25/10).

O programa de Alckmin foi em clima de "últimos momentos": mostrou uma retrospectiva do horário eleitoral do tucano e seus feitos como governador de São Paulo. Alckmin também avaliou a campanha e disse que está chegando "a hora de decidir". "Lula diz que Brasil não tem pressa. Eu tenho pressa, sim, de criar mais emprego", atacou.

O tucano voltou a prometer que vai diminuir impostos dos trabalhadores e das empresas. Também criticou a gestão petista, repetindo que o governo deve dar "bons exemplos". "Não deixar roubar, não pegar o que não é seu, não esconder quem rouba", disparou. Para fechar o programa, mostrou apoiadores como o governador eleito de São Paulo José Serra e o governador de Minas Gerais reeleito Aécio Neves, ambos tucanos.

O programa de Lula dedicou todo o horário eleitoral para mostrar as propostas do petista para a agricultura. Em tom defensivo, o presidente explicou os motivos de alguns maus resultados na agricultura no país, afirmando que existem "crises cíclicas" no setor. Lula disse que o governo investiu na área, ampliando os recursos para a agricultura.

"Aumentamos investimentos, prorrogamos dívidas, criamos condições. Destinamos R$ 60 bilhões para agronegócio pelo Plano Safra", defendeu o petista.

Lula destacou outras ações de seu governo para a agricultura, como a criação do seguro agrícola e a expansão do biodiesel. De olhos nos eleitores do Rio Grande do Sul, onde Lula perde para Alckmin, o programa mostrou agricultores gaúchos elogiando os incentivos do governo federal para a produção.

A campanha petista deu destaque à pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira. "Faltam quatro dias para eleições e Lula crescendo nas pesquisas", anunciou um dos locutores.