UOL EleiçõesUOL Eleições

25/10/2006 - 18h33

Alckmin perde em pesquisas, mas é o favorito de gurus e videntes


Por Natuza Nery

BRASÍLIA (Reuters) - As pesquisas não estão do lado de Geraldo Alckmin (PSDB), mas astros e divindades estão. Contra todas as "previsões" das sondagens eleitorais, gurus trazem um recado diferente do plano espiritual: "o tucano será o novo presidente do Brasil".

"Tive essa premonição em 2003. Foi um sonho premonitório tridimensional. Recebi informações através de um mentor de voz grave: 'Geraldo Alckmin será o novo presidente do Brasil"', relatou à Reuters Jucelino Luz, vidente conhecido pelo hábito de registrar em cartórios suas premonições.

Os oráculos contrariam o que mostram os levantamentos eleitorais do mundo real. A quatro dias da eleição, o oposicionista tem de conviver com o carma de estar muito atrás de seu adversário. Segundo sondagem do Instituto Datafolha, Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito com 61 por cento dos votos válidos, contra 39 por cento dos votos dados a Alckmin.

"Sei que ele vai vencer, mesmo porque ele é a pessoa mais preparada. Neste governo, a corrupção aumentou e a pobreza cresceu", disse o vidente, sem separar a porção médium da porção eleitor.

O colega Paulo Fuentes segue a mesma linha premonitória.

"Ainda no primeiro turno, vi que Geraldo Alckmin chegaria ao segundo turno e daria uma virada. Ele vencerá por dois ou três milhões de votos", declarou.

"Ao contrário do Lula, eu não sou cego, vejo as coisas. Vou votar no Geraldo porque sou contra a corrupção. Se fosse o Enéias, contra Lula, eu votaria no Enéias", acrescentou o vidente, também deixando clara a sua preferência política.

Mas Lula não foi abandonado pelo cosmo por completo. Alguns mentores, ainda que em minoria entre os clarividentes geralmente consultados por famosos da política e das artes, fazem cruzamentos planetários, analisam datas e as conjunções e atestam: a vaga no Palácio do Planalto está mesmo reservada ao petista.

"Nos meus prognósticos, nesta data, o presidente aniversaria. A situação astrológica favorece muito o mapa do presidente-candidato. Ele só não vai ganhar com essa margem que as pesquisas dos institutos mostram, mas a vitória é do presidente-candidato", antevê José Acleildo, conhecido como o "guru das estrelas".


"Visão embaçada"
Mas os astros e as divindades também pregam peças nos seus porta-vozes. No caso de Jucelino da Luz, figuram em seu documento autenticado alguns políticos que, ao contrário do que havia previsto, foram derrotados nas urnas. Na carta, endereçada ao presidente Lula, datada de 2003, o vidente alerta para a vitória de Alckmin e dos tucanos Aécio Neves, em Minas Gerais, e de José Serra, em São Paulo, mas erra em cheio quando concentra a mente na Bahia e no Rio Grande do Sul.

Se suas premonições tivessem se realizado nesses dois últimos casos, Jaques Wagner (PT) não teria sido escolhido governador do maior Estado do Nordeste, para surpresa também das pesquisas eleitorais, e Germano Rigotto (PMDB) não teria chorado diante das câmeras por ter ficado de fora da disputa no segundo turno.

"Fico num lugar escuro, onde a energia se capitaliza melhor. A premonição passa na minha mente como se fosse um filme. Quando a imagem é nítida, ocorre imediatamente. Às vezes, vem embaçada", explicou, dizendo ter "cantado" o resultado de todas as eleições, "desde Collor".

A cada conversa, os conhecidos gurus abrem uma lista de acertos na história. Uns previram o Tsunami quatro dias antes, outros, disseram ter previsto, e alertado, para os atentados de 11 de setembro.

Na política, no entanto, alguns repetem sem querer a máxima que os experimentados do Congresso e do Executivo já sabem de cor.

"Política é aquela coisa, você não consegue explicar", resumiu Fuentes.