UOL EleiçõesUOL Eleições

24/10/2006 - 21h57

Lula critica segurança em SP; Alckmin cita Cristovam Buarque

Da Redação
Em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato Geraldo Alckmin apararam arestas em um dos últimos programas do horário eleitoral gratuito, nesta noite de terça-feira (24/10). O presidente Lula dedicou quase todo o programa para falar sobre segurança pública e criticar a onda de ataques em São Paulo, Estado que foi governado por Alckmin. O tucano tentou puxar os votos dos eleitores de Cristovam Buarque e usou praticamente todo o seu espaço para mostrar propostas para a educação.

Lula abriu seu programa defendendo-se das críticas do adversário tucano. Alckmin repetiu por diversas vezes que o governo federal não cumpriu seu papel. O presidente disse que os Estados têm maior responsabilidade pela segurança. "Isso não significa omissão ou fuga de responsabilidade. Recuperamos o papel que o governo tem na segurança."

Lula prometeu maior articulação entre as polícias e maior atuação da Polícia Federal, caso seja eleito. O petista lembrou de ações de seu governo na segurança pública, como a criação de presídio federal. "Não podemos deixar que situações como a de São Paulo cheguem ao ponto que chegaram", atacou.

Só no fim do programa, a campanha petista mostrou os "melhores momentos" do debate realizado pela TV Record na última segunda-feira. "Lula mais uma vez provou que é o único que tem compromisso com a redução da pobreza e geração de empregos", disse uma das apresentadoras.

O tucano Geraldo Alckmin apostou na educação para tentar atrair votos dos eleitores de Cristovam Buarque no primeiro turno. O programa mostrou os feitos do tucano como governador de São Paulo na área, como o aumento do número de horas/aula nas escolas públicas.

"Quero aproveitar a idéia do professor Cristovam Buarque e criar um piso para os professores em todo o país", afirmou Alckmin.

A campanha tucana voltou a mostrar propostas de Alckmin para o setor, como criação de escolas técnicas e aumento do número de profissionais de ensino. "Quero parceria com prefeitos e governadores para contratar mais professores, principalmente no Nordeste, para que as crianças tenham um mínimo de cinco horas de aula todos os dias", disse.

O programa tucano mostrou também trechos do debate realizado pela TV Record, principalmente os ataques de Alckmin a Lula. A campanha exibiu passagens em que o candidato do PSDB criticou Lula pelo reajuste aos aposentados, além da pergunta: "de onde vem o dinheiro sujo para a compra do dossiê?"