UOL EleiçõesUOL Eleições

24/10/2006 - 13h35

No horário eleitoral, Lula e Alckmin exibem melhores momentos no debate

Da Redação
Em São Paulo
O debate da TV Record, exibido na noite de ontem, foi o principal assunto dos programas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) no horário eleitoral da tarde desta terça-feira (24/10).

O programa de Lula dedicou-se integralmente ao debate e exibiu os melhores momentos do candidato. Foram mostrados trechos em que o presidente acusou os tucanos de terem quebrado o país, de não apurarem as denúncias e terem governado para apenas 35 milhões de habitantes.

Segundo a fala de uma das apresentadoras, Alckmin mostrou-se mais preocupado em atacar Lula do que em mostrar propostas. "Deixou claro que não vê nada de bom acontecendo no país", disse.

Após a exibição dos trechos, o programa disse que "sobra em Lula o que falta em Alckmin: compromisso com a construção de um país mais justo e humano".

Resposta a Alckmin

O programa de Geraldo Alckmin foi reduzido porque a coligação de Lula mostrou direito de resposta obtido no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o esclarecimento lido por um locutor, Alckmin tenta passar a "falsa" idéia de que Lula não quer que a Polícia Federal e o Ministério Público investiguem o caso do dossiê. "O presidente não pode passar por cima da lei e das instituições".

O tucano também mostrou seus melhores momentos no debate, como quando afirmou que "Lula acha que está bom o Brasil crescer 2%". Outro trecho lembrado foi quando Alckmin acusou o presidente de ter escolhido não conceder aumento aos aposentados para dar dinheiro aos fundos de pensão.

Depois de lembrar as propostas apresentadas pelo candidato do PSDB no debate, Alckmin disse que "meu sonho é um Brasil em que o presidente dê bons exemplos e tenha apreço pela verdade".

O restante do programa foi uma repetição de trechos exibidos há algumas semanas, sobre educação. Alckmin fez críticas à substituição de Cristovam Buarque (PDT) por Tarso Genro e Fernando Haddad no Ministério da Educação, e mostrou realizações na área quando foi governador de São Paulo.