UOL EleiçõesUOL Eleições

30/09/2006 - 20h52

Empate absoluto entre Lula e soma de rivais deixa eleição indefinida

Da Redação
Em São Paulo
Os quase 126 milhões de brasileiros que votarão neste domingo irão às urnas com um quadro indefinido na eleição presidencial. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada pelo "Jornal Nacional" da TV Globo neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu três pontos percentuais e, agora, tem 50% dos votos válidos -mesmo número da soma das intenções de voto de seus rivais. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos. Ou seja, a realização ou não de segundo turno está indefinida.

O Ibope também teve sua nova pesquisa divulgada neste sábado à noite pela TV Globo. E o levantamento do instituto apresenta um quadro bem semelhante ao do Datafolha: Lula soma 49% dos votos válidos, contra 51% de seus rivais. Como a margem de erro da pesquisa, que ouviu 2.010 eleitores entre sexta e sábado, é de dois pontos percentuais, a realização ou não de segundo turno segue em suspense.

De acordo com Ibope, Lula caiu de 48% para 45% nas intenções totais de voto. Já Geraldo Alckmin foi de 32% para 34%. Heloísa Helena manteve os 8% da pesquisa anterior, divulgada na última quarta-feira. Cristovam Buarque também não oscilou e tem 2%.

Nos votos válidos, Lula soma 49%, contra 37% de Alckmin, 9% de Heloísa Helena, 3% de Cristovam Buarque e 2% dos demais candidatos somados.
IBOPE: QUADRO INDEFINIDO
O Datafolha ouviu 14.798 pessoas em 409 municípios entre sexta e sábado, ou seja, os entrevistados responderam à pesquisa após a ausência de Lula no debate entre os principais presidenciáveis na TV Globo e também depois da divulgação de fotos dos cerca de R$ 1,7 milhão apreendidos com petistas e que seriam usados para a compra de um dossiê com acusações a candidatos do PSDB.

A pesquisa mostra Lula com 50% das intenções de votos válidos. Geraldo Alckmin (PSDB) tem 38%, Heloísa Helena (PSOL) soma 9%, Cristovam Buarque (PDT) aparece com 2% e os demais candidatos, somados, têm 1%. Ou seja, muito provavelmente, apenas quando as pouco mais de 380 mil seções eleitorais tiverem apurado seus votos será possível saber o resultado do pleito.

Nos votos totais, Lula, que tinha 49% das intenções na última pesquisa, realizada na quarta-feira, caiu para 46% no novo levantamento. Já Alckmin, que somava 33% das intenções de voto, tem agora 35%, oscilando no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Heloísa Helena e Cristovam Buarque mantiveram os 8% e 2% que tinham na última pesquisa.

De acordo com o Datafolha, 4% dos eleitores pretendem votar branco ou nulo, e 5% ainda não sabem em quem votar.

O levantamento do instituto traz, ainda, mais um número preocupante para a candidatura à reeleição de Lula. Na projeção de segundo turno entre ele e Alckmin, a vantagem dele caiu de 11 para 5 pontos. O petista, que tinha 52% das intenções de voto na quarta-feira, hoje soma 49%. Já o tucano, que somava 41%, agora tem 44%.

Outras eleições
Dono do terceiro maior colégio eleitoral do mundo, depois da Índia e dos Estados Unidos, o Brasil viu um crescimento de 9,25% no seu número total de eleitores desde a última eleição geral, em 2002, quando haviam 115 milhões.

Os quase 126 milhões que votarão neste domingo escolherão, além do novo presidente, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais entre quase 20 mil candidatos. Destes, 5.406 concorrem às 513 vagas da Câmara - 90% da atual bancada concorre à reeleição.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 51,5% dos eleitores são mulheres. Refletindo a participação reduzida das mulheres na política, as candidatas são apenas 13,95% do total. A maior parte dos eleitores está na região Sudeste, com pouco mais de 40% do total. O Estado com o menor número é Roraima, responsável por apenas 0,19% do eleitorado.

Todos os 29 partidos registrados no TSE têm candidatos. Com 1.334 nomes, o PMDB é o partido com maior número de candidatos nesta eleição, seguido por PDT, PT, PSDB e PSB. O PRP é a legenda que tem a menor participação de candidatos, com 103. O único partido com candidatura própria a governador em todos os Estados é o PSDC, do candidato à Presidência José Maria Eymael.

O TSE vai começar a divulgar os boletins regulares com a apuração dos votos das eleições a partir das 19h de domingo. A votação termina às 17h. A expectativa é que até a meia-noite mais de 90% dos votos para os cargos majoritários já estejam totalizados.