UOL EleiçõesUOL Eleições

29/09/2006 - 00h43

Cristovam e Heloísa pedem votos para partidos; Alckmin ataca Lula

Da Redação
Em São Paulo
No último bloco do debate entre presidenciáveis na "TV Globo", em que os candidatos fizeram suas considerações finais, Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) aproveitaram para pedir votos para seus respectivos partidos. Já Geraldo Alckmin (PSDB) fez suas mais duras críticas a Lula justamente em sua fala final.

"O Lula, com sua ausência neste debate, mandou um recado aos brasileiros e brasileiras: 'não estou interessado na sua opinião. Não preciso prestar contas para ninguém'. No domingo, mandem um recado para ele, vamos trocar de presidente", disse Alckmin. "Não adianta acharmos que esses desvios, essas malas de dinheiros, esses escândalos todos são coisas normais. Não podemos perder nossa capacidade de achar que isso está errado".

Alckmin apelou também a lembranças de Mário Covas, que era o governador de São Paulo quando morreu, em março de 2001, deixando o cargo para o candidato tucano à Presidência, à época seu vice. "Aprendi com Mário Covas, já doente, em sua última viagem, que qualquer um pode fazer grandes obras com dinheiro. Mas um bom governo precisa ter valores e princípios, respeito às pessoas".

Cristovam Buarque, que se disse emocionado por participar do debate, defendeu a necessidade de um segundo turno. "Quem está em dúvida precisa fazer com que o Brasil tenha um segundo turno. Gostaria muito que o voto viesse para mim, para minha causa, mas se não for eu, votem em outro para que possamos ter a discussão, os debates necessários", disse o pedetista.

Cristovam também aproveitou para pedir voto nas eleições parlamentares para seu partido -ameaçado pela "cláusula de barreira", que determina que só receberão dinheiro público os partidos que tiverem ao menos 5% dos votos para a Câmara dos Deputados e, ao menos 2% do total de votos em sete estados.

Heloísa Helena, que fundou o PSOL após ser expulsa do PT, também fez apelo semelhante. "Votem no '50' (número de seu partido) para que nosso partido, que é a alternativa de esquerda, socialista, verdadeira, possa se consolidar".

A candidata se emocionou ao fim de seu discurso, falando da mãe, do filho e citando as dificuldades de sua campanha. "Foi uma campanha de Davi contra Golias. Sem Aerolula, sem jatinho, sem dinheiro roubado, de mensaleiro ou de trambiqueiro. Só quem tem refúgio e a fortaleza de Deus consegue suportar isso".