UOL EleiçõesUOL Eleições

28/09/2006 - 19h39

Lula cita "grosserias e agressões" para justificar desistência de debate

Da Redação
Em São Paulo
Após manter o suspense nos últimos dias sobre sua participação no debate da TV Globo na noite desta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorre à reeleição, comunicou a emissora que não comparecerá ao evento, que terá a presença de Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSol) e Cristovam Buarque (PDT).

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir ao debate desta quinta-feira à noite para "não dar palanque" à oposição, segundo suas próprias palavras em conversas reservadas no final da tarde. Ele avaliou ainda que, sem sua participação, o encontro dos presidenciáveis perderá "calor". Leia-se: importância e audiência", afirma o colunista da Folha Online Kennedy Alencar.
ANÁLISE: LULA FALTA A DEBATE PARA ESVAZIÁ-LO
LEIA MAIS
Em carta à emissora, Lula citou que é "fato público e notório o grau de virulência e desespero de alguns adversários" para desistir de participar do evento. O petista encerra sua campanha em um comício em São Bernardo do Campo, nesta noite.

"Não posso render-me à ação premeditada e articulada de alguns adversários que pretendiam transformar o debate desta noite em uma arena de grosserias e agressões, em um jogo de cartas marcadas", afirmou o presidente em nota oficial.

Apesar de não ter participado de nenhum debate com seus concorrentes nesta campanha, Lula diz não ter "receio de enfrentar o debate franco e democrático". "Somente na TV Globo, participei de três entrevistas ao vivo no "Jornal Nacional", no "Jornal da Globo" e no "Bom Dia Brasil" com perguntas livres e contundentes".

Leia a íntegra do comunicado:

"Venho agradecer, respeitosamente, o convite desta emissora para participar do debate sobre as eleições presidenciais, marcado para hoje. Sou um dos políticos que mais participou de debates eleitorais neste país. No entanto, é fato público e notório o grau de virulência e desespero de alguns adversários, que estão deixando em segundo plano o debate de propostas e idéias, para se dedicar, quase exclusivamente, aos ataques gratuitos e agressões pessoais.

Tenho demonstrado, em toda a minha vida, compromisso com os princípios democráticos e disposição para enfrentar qualquer tipo de debate. Somente na TV Globo, participei de três entrevistas ao vivo no "Jornal Nacional", no "Jornal da Globo" e no "Bom Dia Brasil" com perguntas livres e contundentes. O tom polêmico destas entrevistas, e a maneira como me comportei, demonstram que não tenho receio de enfrentar o debate franco e democrático. Não posso, porém, render-me à ação premeditada e articulada de alguns adversários que pretendiam transformar o debate desta noite em uma arena de grosserias e agressões, em um jogo de cartas marcadas.

Aproveito para reafirmar o meu respeito à TV Globo e parabenizá-la pelo trabalho isento que vem fazendo na cobertura destas eleições.

Atenciosamente,
Luiz Inácio Lula da Silva
MAIS
Lula erra ou acerta ao decidir não participar do debate na TV?Grupos de Discussão UOL