UOL EleiçõesUOL Eleições

21/09/2006 - 10h21

Mexer com bandido não dá certo, diz Lula

Da Redação
Em São Paulo
BLOG DO FERNANDO: LULA FOI BEM
Reuters
"O presidente da República e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva foi bem (do ponto de vista eleitoral) hoje de manhã em sua entrevista de 20 minutos ao "Bom Dia Brasil", da Rede Globo. Seu semblante pareceu calmo. Ele estava bem ensaiado. Tentou -e na maioria das vezes conseguiu- passar a imagem de um governante que toma atitudes quando encontra algo errado pela frente. Imagem é tudo", escreve o jornalista em seu blog no UOL.
LEIA MAIS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta a reeleição, disse que "mexer" com "bandido" não dá certo ao se referir à compra por petistas de um suposto dossiê contra candidaturas do PSDB. "Mexer com bandido não dá certo em lugar nenhum do mundo."

Lula atribui à "insanidade das pessoas", em meio ao processo eleitoral, a ocorrência de mais um escândalo envolvendo petistas e funcionários ligados ao Palácio do Planalto. "Essas coisas só podem acontecer porque as pessoas estão insanas." Ele classificou o episódio como "grave" e "imoral".

Como presidente e candidato, Lula afirmou que seu papel é o de afastar os acusados. Ele disse que não acredita que Ricardo Berzoini, ex-coordenador de campanha, tenha culpa na compra do suposto dossiê antitucano. Além de Berzoini, também foi afastado Freud Godoy, assessor especial da Secretaria Particular da Presidência acusado de comprar o documento por R$ 1,7 milhão.

Lula afirmou não ter interesse em conturbar o processo eleitoral, produzindo material contra seus adversários. Também afirmou, indiretamente, que a candidatura Geraldo Alckmin (PSDB) não oferece risco à sua reeleição no primeiro turno.

ALCKMIN SOBE O TOM
Marlene Bergamo/Folha Imagem
O presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) ataca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta a reeleição. "Ladrão de carro quando é pego fala: 'poxa, mas não precisava disso'. Mas por que roubou? Roubou porque achava que não iria ser pego", disse Alckmin nesta manhã, logo após conceder uma entrevista à rádio CBN.
LEIA MAIS
"A mim não interessava ['melar' as eleições]. Como é que um candidato que está prestes, com muita possibilidade de ganhar uma eleição - em que o meu adversário está fazendo com que eu não corra nenhum risco -, qual é o interesse meu e de minha coordenação de fazer isso?", disse o presidente.

O presidente também criticou indiretamente seus antecessores ao afirmar que em seu governo tudo está sendo apurado. "A gente não joga o lixo para debaixo do tapete." Luiz Inácio Lula Silva participou hoje (21) do programa "Bom Dia Brasil", telejornal da TV Globo, que promoveu sabatinas com os principais presidenciáveis.

A série iniciou-se com Alckmin, recebendo posteriormente Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT). Lula também respondeu a perguntas sobre saúde, agricultura, carga tributária. Sobre a ação boliviana nas unidades da Petrobras naquele país, disse: "Depois das eleições, vou tentar um acordo."

MAIS
Na TV, Lula inaugura campanha contra abstenção
Cristovam diz que reduzirá número de ministérios
Alckmin classifica falta de apoio como "fofocas de campanha"
Heloísa Helena afirma que não há risco de inflação no Brasil