UOL EleiçõesUOL Eleições

15/09/2006 - 20h28

Ibope confirma vitória de Lula no primeiro turno, com 50% dos votos

Da Redação
Em São Paulo
Nova pesquisa do Instituto Ibope, divulgada na noite desta sexta-feira (15) pelo Jornal Nacional, da TV Globo, confirma a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições. Lula oscilou dois pontos percentuais para cima, dentro da margem de erro, em comparação com a pesquisa divulgada no dia 8 de setembro e aparece com 50% das intenções de voto.

Geraldo Alckmin (PSDB) também oscilou dois pontos para cima e passou de 27% para 29%. Heloisa Helena (PSOL) manteve 9% das intenções de voto e Cristovam Buarque (PDT) oscilou de 1% para 2%.

Ana Maria Rangel (PRP) aparece com 1% e Rui Costa Pimenta (PCO), Luciano Bivar (PSL) e José Maria Eymael (PSDC) não alcançaram 1% no levantamento. Os eleitores que declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto são 5% e os indecisos somam 4%.

Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Alckmin, o presidente seria reeleito com 53% dos votos, contra 37% do tucano.

O Ibope também avaliou o governo Lula e 49% dos entrevistados consideraram o governo Lula bom ou ótimo; 33% classificaram como regular e 16% disseram que o governo Lula é ruim. Os que não souberam ou não quiseram opinar somaram 1%. Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados aprovam o governo Lula e 32% desaprovam.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 municípios brasileiros entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 16982/2006.