UOL EleiçõesUOL Eleições

14/09/2006 - 14h46

Leia a íntegra do bate-papo com José Maria Eymael, presidenciável do PSDC

Da Redação Em São Paulo
O candidato a presidente José Maria Eymael, do PSDC, conversou com internautas do UOL nesta quinta-feira (14/9). O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas
e respostas.

(01:08:34) José Maria Eymael: Boa tarde a todos, fico contente com esta oportunidade de estar aqui conversando com vocês.

(01:13:33) José Maria Eymael: Como nasce a democracia cristã no mundo? Voltando no tempo, com a Europa destruída, multidões famintas vagando pelas ruas. Só havia duas forças vitoriosas, de um lado os aliados representando o capitalismo e do outro os russos representando capitalism. Os aliados diziam que o capitalismo não era perfeito, pois dizia que tinha que ter liberdade. O que diziam os líderes é que havia um falso dilema. Daí nasceu a democracia cristã, um pensamento democrático fundamentado nos valores humanísticos. Em 1945 havia um grupo de direito que ficou maravilhado com este novo projeto e vontando para o Brasil em SP no teatro municipal fundaram o PDC, em 1948 elegeram o primeiro governador, Jânio Quadros, dois anos depois outro eleito a vereador, André Franco Montoro.

(01:14:34) Anjo~Rafael: A maioria dos candidatos têm propostas muito boas para a região nordeste do país, mas o Sul fica quase que esquecido. Há algo de concreto em seu plano de governo que vise o melhor atendimento da região sul do Brasil?

(01:15:35) José Maria Eymael: Eu entrei em 1962 ingressei na juventude democrata cristã, mas em 65 o regime militar acabou com todos os partidos políticas, ficando 20 anos sem democracia. Neste tempo não houve democracia crista no Brasil. Eu sou formado em Direito. Foi presidente do Centro Academico da Faculdade de Filosofia etc. Em 1982 senti uma vontade forte de voltar a política. Em 1985 com as eleições diretas fui convocado para organizar o partido em SP, e os meus companheiros comigo decidimos ser importante eu disputar as eleições para a prefeitura de SP, em 1986 foi o meu primeiro mandato. Em 1990 me reelegi deputado federal. Mas quando o partido se aliou ao partido do Maluf que foi um grande erro, e infelizmente a fusão aconteceu. Em 1995 liderei a refundação da democracia cristã, e o partido passou a se chamar PDC.

(01:17:51) José Maria Eymael: Anjo Rafael: hoje tenho colocado que nós do PDC não queremos só um país de todo, mas um país para todos. Santa Catarina e RS tem sido discriminados. Para a região sul, aponto que as maiores ferramentas para o país crescer é o turismo, e este setor tem uma vocação grande em todos os aspectos, incluse a área de negócios.

(01:17:54) fernando: como o senhor pretende combater a criminalidade, sem restringir o crescimento do exército industrial de reserva, que serve para aumentar o desemprego e baratear o preço da mão de obra?

(01:18:45) Voto nulo: Boa tarde caro Jose Maria, me diz uma coisa a respeito da segurança que hoje em dia não esta muito boa, aqui em Salvador na Bahia em alguns bairros não existe mas modulo policial e nos que tem não tem policia, então o que o senhor fará pra melhorar a nossa segurança ???

(01:19:34) Cidadão Brasileiro: O o senhor ira fazer para acabar com o PCC?

(01:21:04) José Maria Eymael: fernando: hoje a segurança, ou insegurança, é o tema dominante. Todos hoje somos deserdados do direito de andar e viver em pas. Os objetivos da democracia cristã são 3 vetores essenciais, primeiro a criação imediata do Ministério da Segurança Pública. O segundo é a implantação imediata de um plano nacional de segurança pública, interligando toda a inteligência do país, colocando em prática um fundo nacional de segurança pública, para remunerar e capacitar as nossas polícias. Outro ponto essencial é: onde moram os policiais militares na periferia da cidade? são áreas onde está a criminalidade. Suas esposas tem que lavar a farda escondidas. Então a minha proposta é para se um plano de habitação para as polícias.

(01:21:44) José Maria Eymael: Cidadão Brasileiro: hoje temos que buscar todo o esforço possível para derrotar a criminalidade. No fundo quem paga o preço é a socidade. Vou buscar auxílio aonde for para acabar com a criminalidade não só em SP mas no país.

(01:21:47) Gustavo: Não conheço uma pessoa que vai votar no Lula, o que vc acha das pesquisas???

(01:24:14) mac: vc acha que terá + de 0,25 % dos votos. Nº q teve na sua ultima candidatura. vc hoje não pontuou no data folha

(01:24:18) José Maria Eymael: Gustavo: nós apoiamos o presidente Lula no segundo turno, eu e meus companheiros fizemos parte. Mas nos afastamos. Um número muito grande de pessoas quando vou cumprimentar vejo um olhar alheio sem a menor idéia que está acontecendo no país. Só conhecem o presidente Lula e ficam com receio de um outro caminho. Hoje uma responsabilidade das pessoas de bem deste país é transmitir a informação. As pessoas estão dando votos ao presidente porque são desinformadas.

(01:26:58) José Maria Eymael: mac: eu sou um dos quatro candidatos citados espontaneamente pelos eleitores. De outro lado se tem a margem de erro. Eu tive 0,25% em 1998. A primeira eleição que o PSDC disputou desarticulado, o resultado foi 1,9 milhão de votos no país. Esse é um processo de crescimento. E com o resultado de 2004, possibilitou que hoje sejamos o partido com maior número de candidatos a governador, 25, e 17 ao senado.

(01:27:57) José Maria Eymael: Esse processo da decisão dos votos é uma procesos que vai aos poucos. Vejo pessoas mudando o seu voto para mim. Então é um processo de decisão que começa a acontecer agora. O que tenho certeza é que teremos uma votação muito expressiva em todos os Estados brasileiros.

(01:28:07) Mesario: Candidato Eymael....quais os seus planos para a familia MILITAR ...hj somos mais de 260 mil homens....

(01:30:06) José Maria Eymael: Mesario: esses dias fui a Porto Alegre, no dia 7, e fui no palanque oficial assisti ao desfile da juventude mas também dos militares, onde pude vibrar com as Forças Armadas. Elas tem um função importante na Amazônia p.ex. Vamos reconhecer a importância de sua força. O Brasil se orgulha de sua história, mas tem também que se orgulhar do presente, dando condições de operar e desenvolver seu grande objetivo.

(01:30:44) José Maria Eymael: Eu sou do RS, que tem na sua história o guardião da independência do país. Mas eu pessoalmente tenho um respeito pelas Forças Armadas do meu país.

(01:30:45) Cleusa Martins: Gostaria de saber o que vc fara a respeito para melhorar a educação no nosso país

(01:33:51) José Maria Eymael: Cleusa Martins: para se construir cidadania quando a pessoas tem condições de fazer crítica, mas tem que ter o mínimo de educação. E para falar de educação tem que falar de crescimento. Aumenta a população mas não a economia. Tem que fazer o país crescer, senão não haverá educação, saúde, segurança, emprego, nada. Não adianta haver apenas um percentual da educação, tem que acrescentar algo, senão o PIB não cresce. Eu sou fruto da educação, um filho mais velho de uma família de 7 filhos, fiz o primário numa escola pública estadual, na época do Brizola, em Porto Alegre. Aí o meu pai teve a lucidez de ir até a prefeitura de Porto Alegre e disse que o meu filho quer estudar e não consegue vaga, aí ganhei uma bolsa estudos, onde precisava tirar média 7 para continuar com a bolsa, e consegue. E com esta mesma fiz duas faculdades, de direito e filosofia.

(01:34:25) José Maria Eymael: Na verdade o Prouni só existe porque eu acrescentei esta emenda na constituíte. Então tenho um compromisso inarredável com a educação, mas o país tem que crescer.

(01:34:27) GuilhermeLemes.SP: Sr. Eymael, estamos cansados da politicagem e promessas de sempre... o que o senhor traz de novidades para o Brasil?

(01:38:35) José Maria Eymael: GuilhermeLemes: o passado. Hoje duas coisas são importantes, uma é proposta outra é passado. O que avalisa a nossa proposta é o passado. Quando na constituinte aprovei 185 propostas. A democracia cristã consegui colocar na cosntituinte o nosso modelo da sociedade. Sou autor do aviso prévio de 30 dias, da redução da jornada de trabalho etc., quase tudo na constiuição são propostas minhas. A possibilidade de o ICMS variar de acordo com a qualidade do produto o que beneficia hoje milhões de familias em todo o país. Na questão de combate a corrupção, a obrigação da união dos estado e municípios públicar o que arrecadaram. Também do artigo 17 que está acabando com os marajás. O momento de maior emoção, foi quando um grupo de propostas para tirar o nome de Deus da Constituição quando me opus. Depois de minahs frases fez-se um silêncio e acabaram por aplaudir.

(01:38:49) thales: gostaria de saber sua posiçao em relaçao a uniao civil entre pessoas do mesmo sexo?

(01:39:23) RENAN_APUCARANA_PR: no caso de haver segundo turno o senhor se alia ao lula ou ao geraldo

(01:39:30) José Maria Eymael: thales: seguimos a constitição, ou seja o respeito a opção sexual de cada um, mas não aceitamos a união civil com as características de casamento na atual sociedade.

(01:40:26) Betty: Como o Sr acha que vai gerar emprego e o que vai fazer pelos jovens que não têm R$ pra pagar uma faculdade

(01:43:32) Renatta: sei que é uma pergunta bem pessoal, mas é verdade que o sr. é evangélico?

(01:43:38) José Maria Eymael: Betty: vou aumentar o Prouni, e bolsa de estudos não é só para faculdade para o ensino médio também. Para gerar emprego só há um caminho que é fazer o país crescer. Para isso são 5 coisas: um mudança radical do modelo tributário brasileiro; segundo é o turismo, apostar no turismo; terceiro infra-estrutura, que há 12 anos não se aplica nesta; o quarto é repensar o parque federativo, hoje o que temos é um sistema unitário, a união foi aumentando as contribuições, não é dividida com os estados e municípios, só os impostos que são.

(01:43:56) José Maria Eymael: Renatta: sigo a religião dos meus pais que é católica.

(01:44:01) Apartidario: O senhor editará Medidas Provisórias como o governo Lula, saindo do papel de poder Executivo para Legislar?

(01:45:31) José Maria Eymael: Apartidario: na constiuinte quando foi aprovado a questão das medidas provisórias 60 constituintes votaram contra a medida provisória, eu fui um deles, pois torna o executivo em legislativo. Foi feito uma alteração para deter um pouco, mas agora tem uma medida provisória atrás da outra. Hoje vivemos uma democracia, mas o Legislativo tem que ter o seu papel. Para qualquer coisa é medida provisória hoje.

(01:45:32) Felipe Vila bela: Olá, gostaria de perguntar não só ao senho mas a todos os candidatos a presidência se vcs acham justo que em um país como nosso um deputado ganhe em torno de R$25.000,00 por mês enquanto existem familias que sobrevivem com R$50,00 por mês?

(01:49:04) tina: faço questão de assistir todos os dias o horário eleitoral,e eu estou grávida sempre sou mal atendida nos postos de saúde publicos gostaria muito de saber quais são os meus direitos quanto a hospitais e maternidades públicas,onde devo procurar ajuda afinal é cobrado meus impostos todos os meses no meu pagamento

(01:50:31) José Maria Eymael: Felipe Vila bela: as pessoas que detem importância do país tem que ter uma remuneraçãonecessária para a sua atividade, o que importa é o que a pessoa está trazendo de bem para o país. Mas se ganha 25 mil sem fazer nada é um crime. Os políticos corruptos são assassinos em série, quantas mortes houve nos desvios de recursos públicos no caso das ambulâncias no país. Existem cinco ferramentas, cargo de gestão tem que ser ocupados por funcionários de carreira, porque os partidos ficam aquela luta pelos ministérios com porteiras fechadas. Tem que ter controle independente das forças públicas, a ação de fiscalizar tem que ser uma ação de Estado e não de governantes. Planejamento, hoje há um processo errático, sem planejamento. Controle de qualidade no serviço público, mas tem que ter contrapartida, como plano de carreira etc.

(01:52:03) José Maria Eymael: tina: todos os brasileiros tem direito indiscriminado ao atendimento do SUS. O SUS é um modelo extraordinário, bem definidos, mas é mal gerido, pois tem gente que não entende nada da área e também por falta de recursos.

(01:52:10) mario: Sr. José Maria ,quanto à questão da agricultura em nosso país ,que atravessa uma de suas piores fases,o Sr. tem algum projeto para este setor?

(01:53:49) Alfredo S. Costa: Gostaria de saber quanto o candidato está ganhando do Alkmim para bater tanto no governo popular do Lula?

(01:53:52) José Maria Eymael: Mario: a agricultura atravessa uma fase ruim, mas isso é histórico no Brasil. Em todos os países desenvolvidos há umpolítica agrícola regulamentada para garantir um preço mínimo na venda. Hoje nenhum dos pequenos produtores rurais pagam imposto sobre a terra porque eu coloquei isso na constituição.

(01:55:21) José Maria Eymael: Alfredo S. Costa: provavelmente você é um eleitor do Lula, O que estou colocando é o que eu acho, a cadeira está vazia o que causou estes males. No debate na Band eu pergunto ao Alckmin o que ele não fez para que surgisse o PCC. Mas o meu foco é o presidente atual.

(01:56:50) José Maria Eymael: Não fazem idéia da importância que dou a este momento em que dá o direito de as pessoas perguntarem o que quiserem, e vou responder a todas as perguntas.

(01:58:42) Baboo: Se a atividade politica não fosse remunerado o sr. continuaria tentando um cargo?

(01:58:45) José Maria Eymael: Em 2004 num avanço da cidadania o que se considerou foi que a representação parlamentar é a parlamentação eleita pelo partido. Mas antes da posse o deputado eleito pelo PSDC foi cooptado antes da posse. Então se este deputado que saiu do meu partido estivesse saído do partido, ele poderia participar dos debates. O prêmio da infelididade partidária é dar ao partido o direito de participar do debate.

(02:00:32) José Maria Eymael: Baboo: eu nunca dependi da política. Em 1968 criei a minha empresa, a mais antiga de relações públicas do país, uma empresa de sucesso. Nunca precisei, mas considero a política uma coisa fundamental. Não estou tentando um cargo, é questão de missão, de história, todas as minhas candidaturas é na construção de uma história, da democracia cristão, eu não ocupo um cargo, mas sigo uma missão.

(02:00:40) zépovinho: Essa estória do Lula se entupir de votos, como mostram as pesquisas, se deve às bolsas esmolas e o policialismo federal, ou o senhor vê outros predicados do favorito lulismo para presidente do Brasil???

(02:02:05) José Maria Eymael: zépovinho: os votos de Lula não são pelo bolsa família, mas sim a desinformação. Mas este é fundamental, porque temos que ter uma política compensatória, mas não se tem feito o país crescer. Temos que romper esta dependencia que vai se eternizar, tem que se interrompida.

(02:02:15) Paulista: O Senhor não pensa que há muitos candidatos à presidência e ao governo dos estados? O que o Senhor pensa do excesso de partidos e candidatos aos cargos majoritários?

(02:04:17) José Maria Eymael: Paulista: eu não acho que haja excesso, todas as vertendes políticas devem ser manifestar principalmente a cargos majoritários. O meu é um partido independente, o importante é que os partidos tenham identidade. O que defendemos é terminar a possibilidade de fazer coligações, os partidos tem que concorrer com chapas próprias, com suas forças. Porque senão vira uma salada. Somos favoráveis a verticalização que é um avanço da cidadania. Onde está a identidade doutrinária? O mesmo com as eleições proporcionais. Queremos que seja proibido a colição proporcional.

(02:04:25) Professor Robson: Nossa historia esta sendo destruida por falta de recursos para a preservação do patrimonio historico, arqueologico e cultural o que o Sr pretende fazer para reverter esse quadro???

(02:05:17) José Maria Eymael: Professor Robson, é o que eu já fiz, a memória do povo é fundamental, o Brasil hoje ainda não tem uma vocação de manutenção de sua memória, no meu segundo mandato apresente um projeto de preservação de memória do país, tem que ter um plano nacional de preservação de memória.

(02:05:41) jfreitas: caro colega sou um agricultor falido pelo sistema imposto pelos governates q se preocupão em salvar bancos e nunca aqueles q produzem para o povo, pergunta vc ja pensou em como ajudar o agricultores individados deste estado?

(02:06:41) José Maria Eymael: jfreitas: já e muito, mas não só em relação a SP e sim a todo o país, e não só ao agricultor, o que temos assistido são empresas em dificuldades sem nenhum porto, temos que ter um caminho para as pessoas que tem garra e vontade reencontrarem o seu caminho de volta.

(02:08:33) José Maria Eymael: As ações de meu partido nos próximos dias é intensificar o relacionamento, de nossas atividades, de nosso passado, com vontade, quero ser o presidente servidor número um do país. Tem que enfatizar a democracia cristã com a família, ao atendimento pleno das necessidades, pois a família é bússola, o que for bom para a família é bom para o nosso partido. Convido para cessar o nosso site: www.psdc.org.br. Fico satisfeito com as perguntas, e fico agradecido a todos que me honraram com a sua atenção.

(02:08:37) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do candidato José Maria Eymael e de todos os internautas. Até o próximo!