UOL EleiçõesUOL Eleições

14/09/2006 - 01h20

Presidenciáveis mantêm críticas a Lula e pedem 2º turno no fim do debate na Gazeta

Da Redação
Em São Paulo
As considerações finais dos candidatos acompanharam o tom mantido durante todo o debate realizado nesta quarta-feira (13/09) pela TV Gazeta, com muitas críticas dos candidatos ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não compareceu.

O primeiro a despedir-se do público foi Geraldo Alckmin (PSDB). O ex-governador de São Paulo afirmou que Lula "fugiu do debate porque tem medo de responder sobre mensalão e sanguessugas, porque não quer esclarecer como o presidente, o tesoureiro e o secretário-geral de seu partido envolveram-se em escândalos". Alckmin também prometeu estimular o crescimento econômico e fazer o país deixar "o último lugar na fila do desenvolvimento".

Com a agressividade habitual, Heloísa Helena (PSOL) mirou Lula, mas também acertou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que também não participou dos debates da campanha presidencial de 1998, quando foi reeleito. A candidata também disse que muitos tucanos em boa situação nas pesquisas não estão participando de debates nos Estados.

A senadora alagoana qualificou-se como "uma mulher igual a milhões de brasileiras com competência, sensibilidade e disciplina", disposta a um combate implacável ao crime organizado e à corrupção.

Em suas considerações finais, Cristovam Buarque afirmou estar surpreso com a tenacidade de seus eleitores, que mantêm a intenção de voto nesle apesar do "trator das pesquisas". O senador ostenta 1% de intenção de votos nas sondagens do Ibope e do Datafolha.

Cristovam pediu aos telespectadores que provoquem um segundo turno na eleição presidencial, nem que, para isso, votem em outros postulantes ao Planalto. "O Brasil precisa desesperadamente de um segundo turno, tanto faz votar em qualquer um dos candidatos aqui presentes".

O candidato encerrou sua fala com enfatizando o grande tema de sua campanha, a educação, "o vetor transformador da sociedade".

MAIS
Perguntas e respostas contêm ataques a Lula no 3º bloco do debate na Gazeta
Coincidências fazem presidenciáveis caírem no riso em 2º bloco do debate na Gazeta
Jornalista insiste em fazer pergunta no 4º bloco para Lula, ausente no debate na Gazeta