UOL EleiçõesUOL Eleições

14/09/2006 - 00h27

Perguntas e respostas contêm ataques a Lula no 3º bloco do debate na Gazeta

Da Redação
Em São Paulo
O terceiro bloco do debate dos candidatos à Presidência da República continuou com as questões entre Alckmin, Cristovam Buarque e Heloísa Helena. Não houve confronto. Os ataques ao presidente Lula marcaram perguntas e respostas dos presidenciáveis, que debateram na TV Gazeta nesta quarta-feira (13/09).

Heloísa Helena (PSOL) abriu o bloco, pedindo a Cristovam Buarque mais informações sobre seu modelo de educação infantil.

Cristovam defendeu a descentralização administrativa e mais recursos, conforme prevê --disse ele-- lei da senadora Heloísa Helena. "Criamos uma demanda por educação, que ainda precisa pressionar o poder público por orçamento", afirmou o candidato. "Os setores organizados conseguem isso, mas as pessoas mais pobres não".

A senadora do PSOL agradeceu pela citação de lei que ela elaborou. "Agradeço de coração ao professor Cristovam. O governo Lula tentou impedir mais recursos à educação básica".

Cristovam disse em sua tréplica que a educação é um vetor transformador, "da mesma forma que há alguns anos era a política econômica. Nenhuma criança terá educação diferente daoutra do ponto de vista dos recursos disponíveis".

Na seqüência, Alckmin perguntou a Heloísa helena como ela vê a agricultura brasileira, "que enfrenta a grave crise".

Heloísa Helena afirmou que o Brasil tem um gigantesco potencial de áreas agricultáveis. Defendeu a reforma agrária para reduzir a desigualdade e estimular a agricultura de exportação. Para a senadora, juros altos e câmbio baixo aprofundam a crise da agricultura. "O governo não repactua o saldo devedor de grandes ou pequenos produtores". A senadora propôs destinar a agricultura à demanda interna e à conquista de nichos comerciais internacionais.

Alckmin respondeu que também defende a reforma agrária, mas que não vai tolerar "invasão de terra". O tucano também defendeu o apoio à agricultura familiar. "Como governador, criei o seguro para os pequenos produtores".

Heloísa Helena afirmou que, em eventual governo dela, não haverá invasão. "Eu vou fazer reforma agrária, vamos alterar a polítca econômica e evitar a podridão do mundo da política como os sanguessugas".

A seguir, Cristovam Buarque criticou Lula, afirmando que o presidente faz "boca de urna com dinheiro público".

Geraldo Alckmin qualificou a suposta boca de urna como retrocesso. Há um mau exemplo, estamos voltando à idade da pedra com o aparelhamento do governo federal, um governo que não funciona, não se presta conta do dinheiro que sumiu", disse Alckmin, em referência ao suposto uso de verbas federais para a confecção de cartilhas sobre o partido de Lula, o PT.

O senador do PDT afirmou que Lula faz "pacotes de boca de urna", que Cristovam explicou serem projetos que deveriam ter sido feitos há quatro anos. Nesta terça-feira (12), o presidente lançou um conjunto de medidas para estimular o financiamento da casa própria.

Pouco depois, Heloísa Helena questionou Alckmin sobre segurança pública, atribuindo aos governos do PSDB e do PT a responsabilidade pela atual crise do setor, sobretudo no Estado de São Paulo.

Geraldo Alckmin resumiu suas realizações como governador de São Paulo para a área: "Construímos várias penitenciárias, quando Beira-Mar não tinha onde ser colocado, ficou mais de dois anos em Presidente Bernardes. O Carandiru só existe em filmes. Não vou me omitir e trabnalhar firme, mudar a legislação, que é federal", disse Alckmin que prometeu endurecer a lei de execuções penais para envolvidos no crime organizado.

Heloísa Helena disse que pretende implantar um sistema único de segurança pública e investir nos salários dos policiais.

Alckmin ainda citou o caseiro Francenildo Costa, cujo sigilo bancário foi quebrado numa manobra atribuída ao ex-ministro Antonio Palocci, para afirmar que o governo do presidente Lula é violento contra o caseiro, um "nordestino pobre", e brando com os "grandes corruptores".

A seguir, o tucano perguntou a Cristovam qual é sua proposta para a saúde. "Um povo educado adquire saúde", disse o senador, que declarou ter um grande programa de saneamento básico.

Cristovam Buarque perguntou a Alckmin se já existe um entendimento entre setores do PT e do PSDB, para depois da eleição, com a provável vitória de Lula.

Alckmin repetiu que a eleição está começando. "Agora é que se começa a formar convicção. Vamos ter segundo turno. O outro candidato não vai poder fugir", disse, em referência ao presidente Lula.

MAIS
Jornalista insiste em fazer pergunta no 4º bloco para Lula, ausente no debate na Gazeta
Presidenciáveis mantêm críticas a Lula e pedem 2º turno no fim do debate na Gazeta
Coincidências fazem presidenciáveis caírem no riso em 2º bloco do debate na Gazeta