UOL EleiçõesUOL Eleições

13/09/2006 - 23h29

Ataques a Lula marcam abertura do debate entre presidenciáveis na Gazeta

Da Redação
Em São Paulo
O debate entre candidatos à Presidência da República, realizado pela TV Gazeta nesta quarta-feira (13/09), começou com uma sucessão de críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT), que não compareceu. A apresentadora do debate, Maria Lídia, afirmou que o petista "sequer respondeu ao convite" da emissora. O debate contou com as presenças de Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT).

O senador e ex-ministro da Educação foi o primeiro a expor suas considerações iniciais. Disse que repudiava a ausência do presidente Lula. "Sua coligação tem o nome de 'A Força do Povo', mas ele se nega a debater diante do povo", argumentou Cristovam.

"Do que Lula tem medo? Das acusações? Das cobranças?", continou o senador, que afirmou que Lula é o responsável por jovens com anseios revolucionários acomodarem-se com as benesses de ser governo. Neste momento, Cristovam foi interrompido.

A senadora Heloísa Helena inciou sua participação afirmando que Lula tem a obrigação de "descer de seu trono de corrupção, arrogância covardia política", em referência à ausência do presidente. Heloísa também dise que Lula "não tem que promover notas caluniosas nos meios de comunicação".

O tucano Geraldo Alckmin lamentou a ausência de Lula e alegou que "eleição é um processo de diálogo". Alckmin disse que Lula fez "enormes promessas há quatro anos; a maioria não cumprida". Afirmou ainda que há "cinco ministros indiciados pela polícia" e que Lula não foi ao debate para não tratar desses temas. "Vida pública é pública; o próprio nome já diz isso", concluiu Alckmin.