UOL EleiçõesUOL Eleições

04/08/2006 - 11h53

Lula tem 54% entre eleitores menos escolarizados; Alckmin tem 19% na faixa

Da Redação
Em São Paulo
De acordo com a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (4/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a preferência dos eleitores menos escolarizados, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tem mais votos entre os candidatos com renda acima de 10 salários mínimos.

Entre os eleitores que cursaram até a quarta série do ensino fundamental, Lula tem 54% das intenções de voto, contra 19% do candidato tucano e 5% da senadora Heloísa Helena (PSOL). À medida que avança a escolaridade dos eleitores, os percentuais do petista caem: ele tem 48% das intenções de voto entre os eleitores que estudaram da quinta à oitava série, 38% entre os eleitores com ensino médio e 27% entre os eleitores com ensino superior completo.

O oposto ocorre com o candidato Geraldo Alckmin: ele tem 22% das intenções de voto entre os eleitores que estudaram da quinta à oitava série, 29% entre os eleitores com ensino médio e 34% entre os eleitores com ensino superior completo.

A senadora Heloísa Helena também cresce entre o eleitorado mais escolarizado -- ela tem 22% das intenções de voto entre aqueles que têm ensino superior.

Renda familiar
O presidente Lula registra mais votos entre os eleitores que recebem até 1 salário mínimo de renda familiar: 58% desses eleitores declararam voto no petista, contra 16% para Alckmin e 6% para Heloísa Helena.

O melhor desempenho de Geraldo Alckmin e de Heloísa Helena aparece entre os eleitores com renda familiar superior a 10 salários mínimos. O tucano registra 42% das intenções de voto neste nicho, e Heloísa Helena registra 17% (a senadora também marca 17% entre os eleitores com renda entre cinco e 10 salários mínimos).

A margem de erro da pesquisa CNI/Ibope é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios em todo o país, entre os dias 29 e 31 de julho.