UOL EleiçõesUOL Eleições

25/07/2006 - 18h49

Dilma afirma que prever segundo turno é precipitado

BRASÍLIA (Reuters) - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira que o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de votos está consolidado e que é precipitado afirmar que haverá segundo turno nas eleições.

"O governo está bem consciente de que estamos numa fase inicial da campanha e sabemos também que a eleição tem algumas características que vão se acentuando ao longo do tempo e modificando outras. Então, eu acho que é muito precipitado fazer qualquer avaliação sobre resultado", disse Dilma a jornalistas após solenidade no Palácio do Planalto nesta tarde.

A ministra respondia a pergunta dos jornalistas sobre dados ainda não oficiais do Ibope sobre a pesquisa que será divulgada esta noite pela TV Globo. De acordo com o site "Blog do Noblat", o presidente cairia de 48 para 41 por cento, o candidato tucano Geraldo Alckmin passaria de 19 para 30 por cento e a soma dos demais candidatos levaria o pleito para o segundo turno.

Mesmo evitando fazer previsões eleitorais, Dilma avaliou que há "todas as razões" para se esperar uma vitória do presidente, independente de ser no primeiro ou no segundo turno.

"Confiamos no nosso projeto, temos resultados do governo a apresentar, tanto no que se refere à distribuição de renda, pois nós tiramos 3 milhões (de pessoas) da linha da pobreza, elevamos 7 milhões para as classes médias, aumentamos emprego, nível salarial, massa salarial, o crédito e o Brasil nunca comemorou tamanha positividade nos índices macroeconômicos", relatou.

A ministra argumentou que a campanha eleitoral ainda está engatinhando e que seu partido fará uma campanha "pé no chão", sem o clima do "já ganhou."

A respeito do uso da estrutura da Presidência nas atividades de campanha de Lula, Dilma garantiu que todas as despesas serão ressarcidas pelo PT como determina a legislação eleitoral. Se o presidente utilizar, por exemplo, o avião oficial para atividade eleitoral, a coligação deve restituir o equivalente ao aluguel de uma aeronave semelhante, incluindo o combustível utilizado no deslocamento.

(Por Natuza Nery)