UOL EleiçõesUOL Eleições

02/06/2006 - 13h52

Vox Populi mostra Lula com 49%; Alckmin tem 23%, sem PMDB

Da Redação
Em Sâo Paulo
Pesquisa do instituto Vox Populi divulgada na revista Carta Capital que circula nesta sexta-feira (2/6) apresenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato ainda não anunciado oficialmente pelo PT, com 49% das intenções de voto. Em cenário sem nomes do PMDB, o mais provável, Lula está 26 pontos à frente do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin, que soma 23% das intenções de voto.

Publicada em parceria com a TV Bandeirantes, a pesquisa ouviu 2.001 eleitores entre os dias 27 e 28 de maio, residentes em 121 municípios, distribuídos por todos os Estados brasileiros.

Ainda no cenário sem o PMDB, a pré-candidata do PSOL, Heloísa Helena, tem 6%. Empatados tecnicamente estão Enéas, do Prona (2%), Roberto Freire, do PPS (1%, fora da disputa desde ontem) e Cristovam Buarque, do PDT (1%). José Maria Eymael, do PSDC, não pontuou. Os votos nulos e brancos somam 8%, e 10% dos entrevistados não soube ou não quis declarar em quem votaria para presidente.

Se a eleição fosse hoje, Lula seria reeleito em primeiro turno com esses números. O percentual do presidente indica que ele teria, aproximadamente, 60% dos votos válidos.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Com PMDB
A pesquisa também ouviu os eleitores sobre cenários com candidatos do PMDB.

Se o ex-governador do Rio Anthony Garotinho fosse o candidato peemedebista, Lula teria 47% das intenções de voto, contra 21% de Alckmin, 6% de Garotinho, seguidos por Heloísa Helena (5%), Enéas (2%), Freire (1%) e Cristovam Buarque (1%). Eymael não pontuou.

Se o senador Pedro Simon fosse o escolhido pelo PMDB, Lula ganharia 2 pontos e teria 49% dos votos, seguido por 23% de Alckmin, 6% de Helena, 2% de Enéas, e 1% de Freire, Simon e Buarque -- neste cenário, Eymael continua com 0, diz a pesquisa.

Nesta quinta-feira (1º/6), pesquisa divulgada pelo Ibope trouxe números parecidos, que também dão a vitória a Lula em primeiro turno.


Leia mais

Veja o que diz a pesquisa do Ibope


Grupos de Discussão

Você acha que PMDB vai lançar candidatura própria?