UOL EleiçõesUOL Eleições

01/06/2006 - 21h06

Lula seria reeleito no primeiro turno em qualquer cenário, diz Ibope

Da Redação
Em São Paulo

Tuca Vieira/FI - 1.jun.06

Presidente durante visita à periferia de Manaus

Presidente durante visita à periferia de Manaus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje em qualquer cenário, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (1/6). O presidente atinge entre 62% e 63% dos votos válidos no primeiro turno, o que lhe garantiria, em tese, uma votação superior a que ele obteve no segundo turno em 2002, quando ficou com 61,3% dos votos válidos.

De acordo com a pesquisa, Lula tem 48% dos votos e supera a soma das intenções de voto de todos os adversários, que chega a 29% no cenário sem candidato do PMDB, considerado o mais provável. Brancos e nulos somam 14% do eleitorado. Indecisos são 9%. Os 48% de Lula, neste caso, equivalem a 63% dos votos válidos.

Atrás de Lula, pela ordem, aparecem o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 19%, Heloísa Helena (PSOL), com 6%, Enéas (Prona), 2%, Cristovam Buarque (PDT), com 1%, e José Maria Eymael (PSDC), com 1%.

Na hipótese em que o PMDB lança o senador gaúcho Pedro Simon, Lula também fica com 48% dos votos. Neste caso, o índice do presidente equivale a 62% dos votos válidos.

A seguir, aparecem Alckmin com 18%, Heloísa Helena com 5%, Enéas e Simon, com 2% cada. Neste cenário, o Ibope incluiu o nome de Roberto Freire (PPS), que ficou com 1%. Cristovam Buarque e José Maria Eymael tiveram menos de 1% da preferência. Brancos e nulos perfazem 13% do eleitorado. Indecisos chegam a 10%.

Lula também vence Alckmin em um eventual segundo turno. O presidente aparece com 53% da intenção de votos, e o ex-governador de São Paulo, com 31%.

O Ibope também mediu a avaliação do governo federal. 58% aprovam a gestão de Lula, enquanto 36% a rejeitam, e 7% não souberam responder. O governo é considerado ótimo por 7% dos entrevistados e bom por 31%. Segundo a pesquisa, 41% julgam o governo regular, 8% julgam ruim e 11%, péssimo. 1% não soube qualificá-lo.

Este é o primeiro levantamento do Ibope sem Anthony Garotinho ou Germano Rigotto como candidato do PMDB. Na peúltima pesquisa do instituto, que foi realizada nos dias 3 e 4 de março e tinha Garotinho como candidato, Lula aparecia com 43%, Alckmin com 19% e o ex-governador fluminense com 14%.

Encomendada pela Rede Globo, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foi realizada entre o último domingo e a última quarta-feira (de 28 a 31 de maio) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo 7728/2006. Foram entrevistados 2.002 eleitores em todo o Brasil.

Na semana passada, pesquisas do Datafolha e do Instituto Sensus também apontaram a vitória de Lula no primeiro turno. O placar no Datafolha foi 45% para Lula e 22% para Alckmin. No Sensus, o presidente vence Alckmin por 42,7% a 20,3% (no cenário sem candidato do PMDB).


Veja também:

Lula pede a adversários que "aprendam a perder"

Serra e Aécio são cabos de Lula, diz Fernando Rodrigues