UOL EleiçõesUOL Eleições

29/05/2006 - 21h04

Alckmin ataca Lula na propaganda estadual do PSDB em SP

Da Redação
Em São Paulo
O pré-candidato ao Planalto Geraldo Alckmin atacou o presidente Lula na propaganda estadual do PSDB, apresentada na TV nesta segunda (29/05). "Não é justo que o presidente Lula, que nunca ajudou o nosso Estado, venha agora atacar a polícia e ofender o povo de São Paulo", disse Alckmin, reagindo a supostas críticas do presidente à política de segurança pública de São Paulo, após os ataques do crime organizado que paralisaram a capital entre os dias 13 e 15.

Alckmin também fez referência aos 40 aliados do presidente acusados de envolvimento no escândalo do mensalão. "Não sou do tipo de governante que diz que não sabia. Que convive com o crime e a corrupção na sala ao lado."

Em seguida, o ex-governador afirmou que a Polícia Militar paulista tem um efetivo maior do que o exército e a aeronáutica somados e enumerou investimentos em segurança pública, num total de R$ 34,8 bilhões, ao longo da gestão tucana no Estado, iniciada por Mário Covas em 1995.

O pré-candidato do PSDB afirmou que o governo federal "não fez a parte dele" enquanto o Estado construiu 107 presídios, como a unidade de segurança máxima de Presidente Bernardes. Alckmin lembrou que o governo federal pediu para prender o traficante Fernandinho Beira-Mar no local. "Segurança não se faz com discurso. Nem deveria ser tarefa de um governo só".

Embora fosse estadual, Alckmin ocupou aproximadamente metade do programa, apresentado entre 20h30 e 20h50 nas emissoras da TV aberta. O programa expôs as principais realizações do ex-governador à frente do Estado. A outra metade foi ocupada pelo ex-prefeito da capital José Serra, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado.

José Serra

A propaganda apresentou as realizações de Serra à frente do Ministério da Saúde --que o tucano ocupou entre 1997 e 2000-- e atacou a antecessora de Serra na prefeitura paulistana, Marta Suplicy (PT), a quem o tucano atribuiu a responsabilidade pelos principais problemas da cidade.

Durante os elogios à gestão Serra na prefeitura, não faltaram críticas ao PT. O locutor do programa lembrava que o tucano acabou com a taxa do lixo criada no governo anerior e o fim da taxa da iluminação para parte da população. "Serra assume depois do caos e da dívida deixados pelo PT".

Outra crítica a Marta --sem citar o nome da ex-prefeita-- foi sobre educação. "Serra invetiu pesado para acabar comas escolas de lata deixadas pelo PT". Na verdade, as escolas de lata foram construídas em gestões anteriores à de Marta.

Os CEUs (Centros Educacionais Unificados), uma das maiores realizações da gestão Marta, não foram mostrados no programa que, por outro lado, exaltou o Bilhete-Único sem informar que se trata de criação do governo da petista.

Sem explicitar a saída da prefeitura (Serra governou a cidade entre janeiro de 2005 e março deste ano), o tucano disse que concorre ao governo de São Paulo porque "às vezes um desafio nos chama para a luta".